Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

ICNF abre concurso para mais 88 sapadores, com 13 elementos destinados à base de Macedo de Cavaleiros

 A base em Macedo de Cavaleiros ficará assim com 30 elementos.


O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas abriu concurso para 88 sapadores florestais. Destes 88, 29 elementos destinam-se à região norte, como destaca Sandra Sarmento, diretora Regional do ICNF desta região:

“Nós estamos a recrutar mais elementos para a nossa força de Bombeiros Sapadores Florestais, que é de facto, uma estruturante muito relevante, que trabalha não só no combate aos incêndios. Mas durante o inverno trabalha na prevenção. É uma força com alguma dimensão, que queremos que seja mais robusta. E por isso estamos agora a recrutar mais 88 elementos, sendo que 29 deles vêm para o norte, e que se vão juntar aos 41 que já temos. E acreditamos que se tudo correr bem, nos próximos meses vamos ter aqui uma companhia, com 70 elementos o que já nos dá aqui uma capacidade de atuação, mais robusta e forte, de capz de defender melhor e proteger, o nosso património natural.”

Depois da finalização deste concurso, a base que opera em Macedo de Cavaleiros ficará com mais 13 elementos, ficando assim com 30 sapadores, como adiantou, a diretora regional:

“A nossa força é comandada em termos nacionais, e está dividida em três companhias, norte, centro e sul. Na companhia norte, temos vários locais onde temos esta força. Um deles é Macedo de Cavaleiros, que será no fundo onde vamos ter mais elementos, porque se conseguirmos os 70 elementos para a companhia do norte, 30 vão ficar em Macedo. Este concurso contempla 13 elementos para reforçar os 17 que já temos em permanência, em Macedo de Cavaleiros.”

E por isso, os requisitos principais são ter nacionalidade portuguesa, ter idade inferior a 25 anos e ainda o 12º de escolaridade:

“Os requisitos são ter nacionalidade portuguesa, ou condições que permitam concorrer, ou seja, quando não têm nacionalidade portuguesa seja dispensada pela constituição, ou por convenção internacional ou por lei especial, que é o que diz o concurso. Para além desse requisito, que tenham mais de 18 anos, o 12º ano, e que sejam pessoas que tenham robustez física e perfil psicológico ajustado e ainda idade inferior a 25 anos. Os candidatos vão ser sujeitos a um conjunto de provas, de conhecimentos gerais, exame psicológico, médico e provas práticas. E portanto, acreditamos que desta vez vamos preencher todos os lugares e estamos, obviamente a fazer muita divulgação.”

Isto porque já decorrem concursos que não ficaram preenchidos:

“Já abrimos concursos noutras ocasiões e não conseguimos preencher todos os lugares. Estamos em querer que, como agora as pessoas já têm um conhecimento e percebem melhor a importância e aquilo que é o trabalho que esta unidade terá, que será obviamente melhor sucedida naquilo que será o recrutamento de 88 profissionais.

Portanto, temos estado a apostar muito na divulgação, seja nas nossas redes sociais, seja através das estruturas que já estão a funcionar. Noutro concurso que abrimos, nós próprios também fomos junto das escolas para divulgar e para ver se conseguíamos obter o sucesso que pretendíamos.”

O prazo para a entrega das candidaturas é no próximo dia 1 de setembro.

Fotografia: Município de Macedo de Cavaleiros

Sem comentários:

Enviar um comentário