Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 23 de agosto de 2025

Anunciados cinco milhões de euros para restauro de 168 km de rios e ribeiras

 Cinco milhões de euros do Fundo Ambiental vão financiar projetos de norte a sul do país para devolver vida a diversos cursos de água, no âmbito da estratégia ProRios 2030, anunciou hoje o Ministério do Ambiente e Energia.

Ribeira. Foto: Wilder (arquivo)

O financiamento, através da Agência para o Clima (ApC), vai privilegiar “soluções de engenharia natural e intervenções de proximidade, em articulação com os municípios, para recuperar linhas de água degradadas, criar zonas de inundação controlada e reduzir riscos associados a cheias e secas”, segundo um comunicado daquele ministério.

Entre as intervenções prioritárias que vão ser financiadas está a reabilitação do rio Neiva, em Esposende e Viana do Castelo; a recuperação do ribeiro de Picote, em Miranda do Douro; a valorização do rio Vez, em Arcos de Valdevez; a reabilitação dos rios Díz e Noéme, na Guarda; o restauro do rio Alfusqueiro, em Águeda; a valorização do rio Lizandro, em Mafra; a recuperação de ribeiras em Évora e Beja; a reabilitação do sistema de açudes em Arronches; trabalhos no Alentejo Litoral; e o projeto de requalificação da Ribeira do Vascão, no Algarve, numa extensão de 60 km.

O Ministério do Ambiente e da Energia lembra que “este esforço representa também um passo decisivo na concretização do Plano Nacional de Restauro, que está a ser elaborado e onde se inclui a renaturalização de rios”.

No último ano e meio, já foram renaturalizados 550 quilómetros de rios e ribeiras de cursos de água em todo o país. “Agora, no total, serão reabilitados mais de 168 quilómetros de rios e ribeiras em diferentes regiões do território, reforçando a ligação entre comunidades e cursos de água, e contribuindo para os objetivos nacionais e europeus de transição climática, conservação da natureza e adaptação às alterações climáticas”.

“Estas intervenções são um passo concreto para devolver vida aos rios e ribeiras, proteger as populações e valorizar o território”, comentou a ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho. “Ao investir na saúde dos ecossistemas aquáticos, estamos a investir na qualidade de vida e na segurança das gerações futuras.”

Este conjunto de ações de reabilitação e restauro de rios e ribeiras surge no quadro da estratégia ProRios 2030 – “Água que Une”. Segundo o ministério, a ProRios 2030 tem como objetivo “promover a gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos, reforçando a resiliência climática, a retenção natural de água e a biodiversidade dos ecossistemas ribeirinhos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário