Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Macedo de Cavaleiros recebe o XXI Festival Internacional de Música Tradicional na Praça das Eiras este fim de semana

 O Festival Internacional de Música Tradicional regressa à Praça das Eiras, em Macedo de Cavaleiros. Esta sexta-feira e sábado. A partir das 21h00, primeiro com arruadas, e logo às 21h30 tem início o primeiro espetáculo.


O programa conta com vários artistas, como explica o presidente da câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues:

“A ideia do festival é dar continuidade a um tipo de música tradicional, que ao longo dos anos foi trazendo grupos internacionais, e até com algum folclore à mistura de todas as partes do mundo.”

A autarquia pretende preservar esta tradição musical, já que o festival vai já na sua vigésima primeira edição:

“Hoje teremos os Sons do Douro, um grupo nacional, o grupo Mariachi, com música mexicana, muito encantadora. Vamos ter também um grupo local macedense, Batucada, em registo diferente, com música alterativa, e Allcante, um grupo português. Também haverá atuações do Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros, os Pauliteiros de Salselas, e também todos aqueles grupos de percussão como os Toca a Bombar, os Bombos de Ala e os Abelhudos.”

Os Sons do Douro são um projeto musical inovador, natural de Peso da Régua, que descobre sonoridades em pipas de vinho e promove o encontro entre a música popular e a percussão contemporânea.

Já a banda Mariachi Sol de Lisboa, vai trazer à Praça das Eiras, a música e a tradição, que é Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Já o grupo Batucada é composto por dois macedenses, Bruno Mazeda e António Malta Gomes

que mistura a música tradicional da gaita de foles, com a eletrónica. Um grupo que nasceu em 2011, constituído por dois alunos da Esproarte de Mirandela.

E o grupo Allcante, um grupo fundado em Loulé de amigos alentejanos e algarvios que se uniram para cantar modas e cante Alentejano, representando a tradição e paixão pela música.

O programa do Festival Internacional de Música Tradicional arranca hoje em Macedo de Cavaleiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário