Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Município de Vinhais lança projeto de 500 mil euros para melhorar sanidade e produtividade do castanheiro

 Projeto foi anunciado à margem da apresentação da 20ª edição da Feira da Castanha a realizar-se no concelho entre os dias 7 e 9 de novembro


O município de Vinhais tem aprovado, no âmbito da cogestão do Parque Natural de Montesinho e exclusivamente para o concelho, um projeto no valor de 500 mil euros.

Segundo o Presidente do Município, Luís Fernandes, a verba vai permitir intervir em três áreas-chave. “Tem a ver com a questão do tratamento das doenças do castanheiro, com a questão da fertilidade e da sanidade e tem a ver também com a componente de estudo por parte do IPB. Esta candidatura, digamos, também tem a parte científica, já está aprovada dentro da área da cogestão, mas como eu digo só, no concelho de Vinhais”, explicou.

O autarca adiantou ainda que o projeto tem um prazo de execução de dois anos, e está previsto que vá a concurso brevemente.

Quanto à campanha da castanha deste ano, Luís Fernandes considera que ainda é cedo para fazer grandes avaliações. No entanto, antecipa-se que o calibre do fruto seco será mais pequeno do que nos anos anteriores. “Nesta altura, ainda é cedo estarmos a dizer se vai ser um ano bom, se vai ser um ano normal, se vai ser um ano mau. É verdade que se percebe que a castanha que está a cair é mais pequena, mas também se percebe aqui outra coisa, é que em relação à qualidade e à sanidade, não há, neste momento, ainda preocupações em relação a essa questão.”

Declarações de Luís Fernandes, ontem, à margem da apresentação da vigésima edição da feira da castanha que decorre entre os dias 7 e 9 de novembro. Para o autarca de Vinhais esta feira, já consolidada na agenda cultural da região, é uma montra para os produtos endógenos do concelho. “O impacto é a divulgação dos produtos do concelho, da castanha, mas também dos outros, como o fumeiro, o mel, os produtos do outono, o  vinho e o azeite. É também a valorização quer cultural, quer a nível turístico. Portanto, não é o valor significativo, digamos, que gera esses três dias de feira, que é importante na economia do concelho. É depois tudo o que gira à volta desses produtos durante todo o ano. Portanto, a feira é mais uma montra só desses produtos, aquilo que se pretende é divulgar esses produtos”, frisou.

Luís Fernandes sublinhou ainda que, este ano, a feira contará com algumas novidades nomeadamente um concurso de castanha e frisou que, futuramente, o grande objetivo é apostar na castanha longal.

A vigésima edição da Feira da Castanha de Vinhais realiza-se de 7 a 9 de novembro. Este ano, o evento conta com 61 expositores e um investimento de 220 mil euros.

Entre os destaques da programação estão atividades culturais, desportivas e gastronómicas dedicadas à valorização da castanha, com especial destaque para uma demonstração culinária do pasteleiro Leandro Marques. A nível musical a feira tem como cabeças de cartaz a dupla “Sons do Minho”, no dia 7, e Nininho Vaz Maia, no sábado dia 8.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário