A Festa da Montanha regressa a Sambade, no concelho de Alfândega da Fé, para três dias de celebração entre 31 de outubro e 2 de novembro, onde a gastronomia, a tradição e a música voltam a encher a aldeia de vida. O certame, promovido pela Câmara Municipal de Alfândega da Fé em parceria com a Junta de Freguesia, reafirma-se como um dos eventos mais emblemáticos do outono transmontano, reunindo o melhor dos sabores da montanha, tradições e animação nesta aldeia com a classificação “Aldeias de Portugal”.
A castanha e a Queimada de Monte mel continuam a ser os grandes protagonistas desta festa, mas os visitantes poderão encontrar à mesa os “Sabores da Montanha”, como os cogumelos silvestres, o cabrito serrano DOP, o javali, entre outros que fazem as delícias da estação. No local vai ser possível almoçar ou jantar e degustar os melhor deste território.
Os showcookings prometem revelar segredos e tradições da cozinha regional, enquanto o Magusto em permanência dá o tom festivo e simbólico da estação.
O programa da Festa da Montanha combina cultura, comunidade e criatividade. Este ano, regressam as “Histórias e Contos” do Grupo de Teatro de Sambade, que trazem à lareira memórias e lendas da montanha, assim como a mística recriação da Queimada Monte Mel, um dos momentos mais simbólicos do certame.
Haverá ainda espaço para a arte tradicional, com a oficina de máscaras dos caretos de Trás-os-Montes, dinamizada por Isidro Rodrigues, no âmbito da Rota Saber Fazer na Terra Quente Transmontana, perpetuando uma das expressões mais autênticas da cultura popular da região.
A animação musical vai marcar presença ao longo de todo o fim de semana, com concertos de Zíngarus, Yvette Band, D’Alma Fado e Ali Mañas. As atuações dos grupos de cantares de Sambade e Alfândega da Fé, das Meninas do Tua, dos gaiteiros Os Roleses, da Associação Musical de Alfândega da Fé e do Grupo de Bombos de Sambade asseguram o espírito genuíno e festivo da montanha. Pela noite dentro haverá Dj’s e muita animação.
O domingo será dedicado à natureza e às tradições serranas. A Montaria ao Javali e a Caminhada da Montanha convidam à descoberta da paisagem e da biodiversidade deste território inserido na Bio Região dos Lagos do Sabor. O Seminário da Castanha, que este ano cumpre a sua 11.ª edição, e Concurso da Castanha, reforçam a importância económica e cultural deste produto e vão realizar-se pelas 11h00.
Com um programa que combina sabores, saberes e celebração, a Festa da Montanha promete uma edição memorável para marcar o regresso deste certame de outono do concelho de Alfândega da Fé.
Consulte AQUI o programa completo.

Sem comentários:
Enviar um comentário