Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Tradição, sabores e música aquecem o regresso da Festa da Montanha

 De 31 de outubro a 2 de novembro, Sambade volta a celebrar a montanha com gastronomia, cultura e muita animação


A Festa da Montanha regressa a Sambade, no concelho de Alfândega da Fé, para três dias de celebração entre 31 de outubro e 2 de novembro, onde a gastronomia, a tradição e a música voltam a encher a aldeia de vida. O certame, promovido pela Câmara Municipal de Alfândega da Fé em parceria com a Junta de Freguesia, reafirma-se como um dos eventos mais emblemáticos do outono transmontano, reunindo o melhor dos sabores da montanha, tradições e animação nesta aldeia com a classificação “Aldeias de Portugal”.

A castanha e a Queimada de Monte mel continuam a ser os grandes protagonistas desta festa, mas os visitantes poderão encontrar à mesa os “Sabores da Montanha”, como os cogumelos silvestres, o cabrito serrano DOP, o javali, entre outros que fazem as delícias da estação. No local vai ser possível almoçar ou jantar e degustar os melhor deste território.

Os showcookings prometem revelar segredos e tradições da cozinha regional, enquanto o Magusto em permanência dá o tom festivo e simbólico da estação.

O programa da Festa da Montanha combina cultura, comunidade e criatividade. Este ano, regressam as “Histórias e Contos” do Grupo de Teatro de Sambade, que trazem à lareira memórias e lendas da montanha, assim como a mística recriação da Queimada Monte Mel, um dos momentos mais simbólicos do certame.

Haverá ainda espaço para a arte tradicional, com a oficina de máscaras dos caretos de Trás-os-Montes, dinamizada por Isidro Rodrigues, no âmbito da Rota Saber Fazer na Terra Quente Transmontana, perpetuando uma das expressões mais autênticas da cultura popular da região.

A animação musical vai marcar presença ao longo de todo o fim de semana, com concertos de Zíngarus, Yvette Band, D’Alma Fado e Ali Mañas. As atuações dos grupos de cantares de Sambade e Alfândega da Fé, das Meninas do Tua, dos gaiteiros Os Roleses, da Associação Musical de Alfândega da Fé e do Grupo de Bombos de Sambade asseguram o espírito genuíno e festivo da montanha. Pela noite dentro haverá Dj’s e muita animação.

O domingo será dedicado à natureza e às tradições serranas. A Montaria ao Javali e a Caminhada da Montanha convidam à descoberta da paisagem e da biodiversidade deste território inserido na Bio Região dos Lagos do Sabor. O Seminário da Castanha, que este ano cumpre a sua 11.ª edição, e Concurso da Castanha, reforçam a importância económica e cultural deste produto e vão realizar-se pelas 11h00.

Com um programa que combina sabores, saberes e celebração, a Festa da Montanha promete uma edição memorável para marcar o regresso deste certame de outono do concelho de Alfândega da Fé.

Consulte AQUI o programa completo.

Sem comentários:

Enviar um comentário