Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros aprova orçamento de 36 milhões de euros para 2026

 A Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros aprovou o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2026, no valor global de 36 milhões de euros, mais dois milhões do que no ano anterior.


O presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Sérgio Borges, explica que se trata de um orçamento prudente, realista e sustentável, condicionado por opções políticas tomadas pelo anterior executivo:

Segundo o autarca, alguns projetos que já estavam cabimentados vão agora ser revistos e reprogramados, por diversas razões:

Uma das principais justificações prende-se com a reduzida comparticipação de fundos comunitários, situação que poderá colocar em risco a tesouraria municipal. Entre os projetos que ficam suspensos estão a construção da Base de Apoio Logístico, no valor de 2 milhões 276 mil euros, a Casa da Ceifa e da Malha, em Morais, orçada em 602 mil 975 euros, a requalificação das naves do Parque Municipal de Exposições, no montante de 5 milhões 169 mil euros, a requalificação da Casa da Fábrica da Igreja, com um investimento previsto de 787 mil 613 euros, e o projeto de Conservação da Natureza, Biodiversidade e Património Natural do Azibo, avaliado em 1 milhão 174 mil euros, cuja execução deveria terminar a 31 de julho do próximo ano.

Sérgio Borges referiu ainda que, em alguns destes projetos, foram lançados concursos públicos que acabaram por ficar desertos.

O orçamento mereceu fortes críticas por parte da oposição do Partido Socialista, sobretudo pelo cabimento financeiro de um milhão de euros destinado a festas e feiras. A oposição questionou as prioridades do executivo, tendo o presidente da câmara respondido que uma das principais apostas passa pelo saneamento básico em várias aldeias do concelho.

O documento foi aprovado com 37 votos a favor, um voto contra e 22 abstenções.

Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário