Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Malhadas: “Aldeia Presépio” trouxe presentes e animação ao Natal

 No fim-de-semana de 20 e 21 de dezembro, Malhadas, no concelho de Miranda do Douro, tornou-se numa “Aldeia Presépio”, graças à criatividade da população nas ruas da localidade e ao mercado rural onde o público teve a oportunidade de adquirir produtos e peças artesanato para presentes de Natal.


O presidente da Associação Cultural e Recreativa de Malhadas “Todas”, Vitor Córdova, organizador do evento, explicou que este certame tem como finalidade preservar a tradição e incentivar a criatividade da população de Malhadas, na construção dos presépios.

“Este ano, foram construídos 18 presépios nas ruas de Malhadas, que mostram bem a criatividade e o entusiasmo que esta inciativa gera nas pessoas. Agradeço a todos os participantes, o empenho, a dedicação e a imaginação na construção dos presépios”, agradeceu.

O desafio “Aldeia Presépio” surgiu em 2018 e rapidamente deu lugar a um evento de maior dimensão, com a organização simultânea de um mercado rural, animado por grupos e concertos musicais. Futuramente e com o intuito de desenvolver este certame, a organização planeia acrescentar novas ideias ao programa, como visitas guiadas aos presépios, uma fogueira de natal, uma montaria ao javali, entre outras atividades.

«Apesar do evento “Aldeia Presépio” se realizar no mês de dezembro, com o habitual frio, vamos procurar ser criativos e acrescentar novas atividades que motivem a vinda de cada vez mais público a Malhadas. Acredito que nem mesmo o frio pode desmotivar as pessoas. Em Malhadas, é costume dizer-se: contra o mau tempo, boa cara!”, disse o dirigente associativo.

Por sua vez, a presidente da Freguesia de Malhadas, Micaela Igreja, mostrou-se otimista e esperançada de que o evento “Aldeia Presépio” tem potencial e pode crescer nos próximos anos, com uma programação de atividades paralelas, que tragam ainda mais visitantes a Malhadas.

«Recordo que este é apenas o segundo ano da “Aldeia Presépio”, com o mercado rural e a animação musical. Estou convicta de que com uma programação mais elaborada, este evento pode tornar-se interessante para todas as idades. Uma das ideias é que as visitas das crianças aos presépios, nas ruas de Malhadas, seja feita na companhia dos burros de Miranda”, adiantou.


De visita à “Aldeia Presépio”, em Malhadas, o vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, afirmou que o executivo municipal está receptivo a apoiar todas as iniciativas que promovam as tradições culturais, a comercialização de produtos endógenos e artesanato e desenvolvam o turismo nas várias localidades do concelho.

«Dou os parabéns à Associação Cultural e Recreativa de Malhadas “Todas” e à Freguesia de Malhadas pela organização deste evento, que simultaneamente preserva a bela tradição dos presépios, promove os produtos endógenos e divulga a cultura e música tradicionais. Lanço o desafio para que outras associações e freguesias sejam igualmente criativas e audazes na promoção e valorização do seu património cultural, ambiental, paisagístico, desportivo e agrícola”, incentivou o autarca de Miranda do Douro.

Do lado dos produtores, o apicultor, Paulo Pinto, com apiários em Malhadas, Paradela e Izeda, elogiou a iniciativa de organizar um mercado rural, no âmbito do evento “Aldeia Presépio”.

“Para as aldeias, estes mercados rurais são oportunidades de mostrar os produtos locais e atrair visitantes. Estes eventos são mesmo fundamentais para imprimir um maior dinamismo à economia local e simultaneamente são espaços de encontro e convivência social entre a população e o público visitante”, disse.

Apesar do ano apícola ter sido bastante difícil devido à seca severa e prolongada nos meses de verão, o que causou uma acentuada quebra na produção, o apicultor de Malhadas, expôs as suas variedades de mel, proveniente das flores de rosmaninho, macieira, pereira, amendoeira e castanheiro.

Da cozinha regional “O Toural”, Fátima Augusto, aproveitou o certame na sua terra natal, em Malhadas, para expor os seus produtos de fumeiro: chouriças de carne, alheiras, salpicão, bochas, pernil, folar e doçaria tradicional.

“Dada a proximidade do Natal, este mercado rural, em Malhadas é uma oportunidade para promover e comercializar o fumeiro, que é muito apreciado nesta altura fria do ano. Costumo participar na Feira dos Sabores Mirandeses, em Miranda do Douro e em Malhadas é a minha primeira participação”, disse.

Também natural de Malhadas, o artesão, Sérgio Pires, deu a conhecer alguns dos seus trabalhos em madeira, no mercado rural da V Aldeia Presépio. Questionado sobre o que o motivou a participar, o artesão, respondeu que é importante mostrar o que se produz e faz, em cada localidade do concelho de Miranda do Douro.

“Na minha perspectiva, o público que visita estes eventos vem à procura do que é caraterístico e diferente em cada localidade. Em Malhadas, os visitantes têm a oportunidade de visitar e contemplar a originalidade dos presépios e simultaneamente adquirir produtos e artigos de artesanato. No meu caso, expus trabalhos em madeira, como os tradicionais bancos (talhicos), tábuas de corte para cozinha, relógios de parede, cabides, entre outras peças em madeira”, indicou.


Para a população local, como Domingos do Nascimento Alves, ex-emigrante em França, natural de Malhadas, felicitou a organização do evento, que na sua perspectiva proporciona o convívio numa aldeia, que ao longo dos anos tem sofrido com o despovoamento.

“Este evento é um espaço de encontro e de convívio para a população de Malhadas e os visitantes, o que traz vida a uma aldeia que antigamente era das mais populosas do concelho de Miranda do Douro. Aproveitei o mercado rural para comprar fumeiro e doçaria tradicional para a ceia de Natal”, disse.

Por sua vez, Constança Igreja, realçou a importância de preservar antigas tradições como a construção comunitária dos presépios, pelas ruas da aldeia de Malhadas.

“Felicito a Associação Cultural e Recreativa de Malhadas, pela perseverança em organizar a V Aldeia Presépio, um evento que visa preservar e divulgar esta bonita tradição da construção dos presépios. A par desta atividade destaco também o mercado rural e a animação musical, que vêm enriquecer o programa e atrair mais gente a Malhadas. Outra bonita tradição na aldeia é o cantar dos reis pelas casas, que habitualmente fazemos no dia de Reis”, disse.

Na aldeia de Malhadas, as festividades de Natal prosseguem no dia 25 de dezembro, com a Missa de Natal, às 10h00, na igreja matriz. Ao serão, na Casa do Povo, realiza-se o baile da Festa de Natal, animado pelo grupo musical “Os Cubanitos”.

No sábado, dia 27 de dezembro, a associação “Todas” celebra o dia do Associado, com o tradicional jantar da “Sopa do Pendão”. Este ano, esta efeméride vai contar com a visita do bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, para a apresentação do livro “Testamentos de Malhadas” e a atuação do Grupo Etnográfico Terra de Miranda.

A 31 de dezembro, a passagem de ano, em Malhadas, celebra-se no centro de Formação Agrícola, com um jantar e animação musical, organizada pela comissão de festas em honra de Santa Bárbara.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário