Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Jovens criam plataforma para facilitar a adoção de animais em todo o país

 Criada por dois jovens, um deles natural de Bragança, a Pawseum é uma plataforma digital que reúne cães e gatos de associações e canis de todo o país para facilitar o processo de adoção. O projeto nasceu de uma experiência pessoal marcada pela dificuldade em adotar um animal


Encontrar um cão ou um gato para adotar continua a ser, por vezes, um processo longo. Foi essa dificuldade sentida na primeira pessoa que levou Jéssica Padrão, de 24 anos, natural de Bragança, juntamente com Guilherme Pinto, de 23, de Viana do Castelo, a criar o Pawseum, uma plataforma digital que reúne animais de associações e canis de vários pontos do país, com o objetivo de tornar a adoção mais rápida, simples e humana. Jéssica é licenciada em Design, e Guilherme frequenta, atualmente, o mestrado em Ciência de Computadores, na Faculdade de Ciências na Universidade do Porto, foi a complementaridade das áreas em que se formaram e a paixão comum pelos animais que serviram de ponto de partida para o projeto, criado este ano e lançado ao público em outubro.

A ideia surgiu quando Jéssica tentou adotar um cão para os pais. “Foi um processo muito complicado. Ou era através de grupos de Facebook ou de sites pouco organizados. Demorou mais de um mês e foi bastante frustrante”, contou. A partir daí, perceberam que existia espaço para uma solução que centralizasse a informação e facilitasse o contacto entre quem quer adotar e quem tem animais para adoção. Foi desta forma que nasceu a Pawseum, uma plataforma online que funciona como uma montra digital de cães e gatos disponíveis para adoção, reunindo informações fornecidas diretamente pelas associações e canis. “Costumamos dizer que somos o ‘Idealista dos animais’”, brincou Guilherme, que explicou que querem diferenciar-se. “Um problema do Facebook é que às vezes coloca-se só uma foto e uma palavra. Nem conseguimos conhecer nada da alma do animal. Na Pawseum as associações são incentivadas a descrever a personalidade dos cães e gatos, usando adjetivos e pequenos textos que ajudam a criar uma ligação emocional com quem procura adotar. “Queremos que as pessoas conheçam a ‘alma’ do animal”, acrescentou.

A plataforma permite ainda filtrar a pesquisa por zona do país, características físicas, cores ou outros critérios, tornando a procura mais direcionada. Depois de escolhido um animal, o utilizador é encaminhado diretamente para a associação responsável. “Cada associação tem o seu próprio método de adoção. Nós falamos com elas, percebemos como funcionam e respeitamos sempre esse processo”, sublinhou Guilherme. Além de facilitar a vida a quem quer adotar, a Pawseum procura também apoiar as associações, muitas das quais não têm site próprio ou mantêm as redes sociais pouco atualizadas. “Para elas, é uma ajuda enorme, porque a plataforma é muito fácil de usar e concentra tudo num só espaço”, explicou o fundador.

Entre as funcionalidades em desenvolvimento está um sistema inspirado no modelo do Tinder, onde o utilizador define preferências e vai “deslizando” pelos animais que correspondem a essas características. “Não há um ‘match’ do outro lado, claro, mas é uma forma mais intuitiva e divertida de encontrar um animal compatível”, referiu Jéssica. Para já, o projeto está disponível apenas em versão web, mas segundo os criadores poderá evoluir mais tarde para aplicação móvel.

Escrito por rádio Brigantia
Jornalista: Rita Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário