Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

Eclipse total do Sol de 2026 será visível na sua plenitude em Bragança

 Portugal vai voltar a assistir a um eclipse solar total e toda a sua extensão apenas poderá ser visível no nordeste transmontano, enquanto no resto do país o eclipse será parcial.


No dia 12 de agosto de 2026 vai ser possível observar em Portugal um fenómeno raro: um eclipse solar total.

De acordo com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica,

o eclipse total do Sol, só será visível na sua plenitude no Parque Natural de Montesinho, em Bragança. No resto do país, será possível observar o eclipse parcial do Sol.

“Em 2026, durante cerca de 26 segundos, o dia transforma-se em noite no nordeste transmontano. No restante território continental e nas regiões autónomas, o eclipse será parcial, mas, ainda assim, com uma ocultação muito significativa do Sol. O eclipse será visível numa estreita faixa que atravessa o Ártico, Gronelândia, Islândia, Espanha e Portugal”, esclarece a Ciência Viva, em comunicado.

Um eclipse total do Sol ocorre quando a Terra, a Lua e o Sol estão perfeitamente alinhados e a Lua oculta completamente o disco solar por alguns momentos.

O último observado em Portugal ocorreu 1912 e o próximo só está previsto para 2144.

Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário