Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Projeto XPTO promove equilíbrio entre mundo digital e vida offline entre jovens de Bragança

 Criar hábitos mais saudáveis no uso das tecnologias é o principal objetivo do projeto XPTO, desenvolvido pela Fundação Casa de Trabalho, em Bragança, que desde janeiro envolve jovens, dos 12 aos 16 anos, em atividades de psicologia, artes e desporto, promovendo alternativas ao excesso de tempo passado no mundo digital


Criar um equilíbrio saudável entre o tempo passado no mundo digital e a vida fora dos ecrãs é o principal objetivo do projeto XPTO, desenvolvido pela Fundação Casa de Trabalho, em Bragança. O projeto iniciou em janeiro deste ano e destina-se aos mais novos, explica Marina Morais, psicóloga responsável pelo projeto. “O objetivo do projeto é trabalhar com jovens, dos 12 aos 16 anos, no sentido de criar um equilíbrio entre o tempo que passam no online e o tempo que passam no offline”.

O projeto cruza a psicologia com as artes, o desporto e a expressão criativa, para promover alternativas ao uso excessivo das tecnologias. “Foi delineada uma intervenção entre a parte da psicologia e laboratórios colaborativos, para envolver os alunos nas artes cénicas, teatro e desporto, alternativas que sirvam de alternativa para a quantidade de tempo que passam online”.

Um dos resultados visíveis deste trabalho é a criação da peça de teatro “Miúdo, querido telemóvel”, que surge como produto final do percurso desenvolvido com os jovens. A encenação está a cargo de Acácio Pradinhos, responsável pela componente teatral do projeto. “É um teatro negro, uma modalidade muito conhecida na República Checa. Trabalhamos com os jovens durante algum tempo de forma a afasta-los daquela realidade doentia”.

No ano letivo em curso, o projeto envolveu escolas de Bragança, nomeadamente a Escola Emídio Garcia e a EPPU, bem como os agrupamentos de escolas de Vinhais e Vimioso. O projeto XPTO está desenhado para uma duração de três anos e pretende, progressivamente, abranger todas as escolas do distrito.

O projeto é financiado no âmbito do Programa Operacional Portugal Inovação Social, através do Programa Regional Norte 2030, e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Rita Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário