Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Gigantes do Rock e da Música Popular: Moody Blues, Creedence Clearwater Revival, Rolling Stones, Bee Gees e Guess Who

 Vou relembrar cinco Grupos cujo percurso acompanhei na minha Juventude e dos quais era Fã.


Durante as décadas de 1960 e 1970, surgiram bandas que moldaram o panorama musical global e deixaram marcas profundas na história da música. Entre elas, cinco grupos destacaram-se não apenas pelos seus sucessos, mas também pela sua originalidade e impacto cultural: The Moody Blues, Creedence Clearwater Revival, The Rolling Stones, Bee Gees e The Guess Who.

The Moody Blues

Originários do Reino Unido, os Moody Blues são conhecidos por combinar rock com elementos sinfónicos e progressivos. O álbum Days of Future Passed (1967) é um marco, misturando rock com orquestra clássica algo ousado para a época. A canção “Nights in White Satin” tornou-se um hino intemporal, e a banda é vista como precursora do rock progressivo, influenciando grupos como Pink Floyd e Yes.

Creedence Clearwater Revival (CCR)

Com raízes no rock sulista, blues e country, os CCR conquistaram o mundo com o seu som direto, letras socialmente conscientes e grande energia. Embora fossem da Califórnia, o seu estilo evocava o espírito do sul dos EUA. Clássicos como “Fortunate Son”, “Bad Moon Rising” e “Have You Ever Seen the Rain” são frequentemente associados à era da Guerra do Vietname. A banda, liderada por John Fogerty, teve vida curta (1968–1972), mas a sua influência perdura.

The Rolling Stones

Poucas bandas representam tão bem a essência do rock ‘n’ roll como os Rolling Stones. Fundados em 1962, os Stones uniram o blues americano ao espírito rebelde britânico, construindo uma carreira repleta de hinos como “(I Can’t Get No) Satisfaction”, “Paint It, Black” e “Sympathy for the Devil”. Com uma longevidade impressionante, tornaram-se um dos maiores ícones do rock mundial, conhecidos pela atitude, energia e presença de palco explosiva.

Bee Gees

Embora frequentemente lembrados como reis da era disco dos anos 70 com éxitos como “Stayin’ Alive” e “Night Fever”, os Bee Gees têm uma trajetória que vai além. Os irmãos Gibb começaram com baladas e pop melódico nos anos 60 (“To Love Somebody”, “Massachusetts”), e depois reinventaram-se com maestria durante a febre disco. A sua harmonia vocal única e capacidade de adaptação garantiram-lhes um lugar de destaque na história da música.

The Guess Who

Vindos do Canadá, The Guess Who foram um dos primeiros grupos do país a alcançar sucesso internacional. Liderados por Burton Cummings e Randy Bachman, somaram éxitos como “American Woman”, “These Eyes” e “No Time”. A sua música misturava rock com psicodelia, pop e soul, refletindo a diversidade musical da época. Com letras marcantes e riffs envolventes, o grupo tornou-se símbolo do rock canadense no cenário mundial.

Cada uma dessas bandas trouxe algo único à cena musical. Das experiências sinfónicas dos Moody Blues ao rock cru e socialmente engajado dos CCR, da energia e irreverência dos Rolling Stones ao virtuosismo pop dos Bee Gees, da versatilidade dos Guess Who à criatividade sem fronteiras, todas deixaram um legado duradouro que continua a inspirar gerações. São capítulos essenciais da história do rock e da música popular do século XX.

HM

Sem comentários:

Enviar um comentário