Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Teatro Municipal de Bragança apresenta agenda para 2026 com destaque para tributo a Amy Winehouse com a banda original da artista

 O Teatro Municipal de Bragança já revelou a programação para os primeiros quatro meses de 2026, com diversas propostas


São um total de 36 espetáculos, 12 são gratuitos, e os bilhetes já estão à venda. Entre os espetáculos, a atuação da banda original de Amy Winehouse é um dos destaques internacionais desta agenda. “São as músicas originais de Amy Winehouse, o que é extraordinário. A banda está a fazer uma digressão mundial que passa por Portugal e que nós conseguimos também trazer a Bragança. Será dia 11 de abril e estamos a prever, obviamente, ter a casa cheia para receber estes músicos excelentes que partilharam o palco e partilharam o estúdio com uma das maiores divas, digamos assim, da pop rock, que infelizmente partiu muito cedo”, salientou João Cristiano Cunha, diretor da sala de espectáculos do TMB.

A programação conta com diversos momentos musicais, que incluem um tributo a Ryuichi Sakamoto, o regresso dos Delfins, na digressão “U Outro Lado”, a digressão nacional do projeto “Dois Pares de Botas”, de Nena e Joana Almeirante, a homenagem a António Variações, pelo fadista brigantino Telmo Pires, a comemoração dos 30 anos de carreira dos Blasted Mechanism e um destaque para a música tradicional, com Daniel Pereira Cristo a convidar Luís Portugal (Portugal) e La Bazanca, de Paco Diéz (Espanha). A música erudita estará presente com o Quarteto de Cordas da Casa da Música, para apresentação de “As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz”, de J. Haydn e Daniel Pereira apresentará “Beethoven Solo”.

A fechar o quadrimestre, a liberdade é celebrada com o projeto Anónimos de Abril, de Rogério Charraz e José Fialho Gouveia, com voz de Joana Alegre e a participação especial de João Afonso.

No Teatro, o grande foco recai sobre a segunda edição do “ASPAS” Ciclo de Teatro de Bragança, que acolherá dez criações distintas entre março e abril, incluindo quatro coproduções como a peça ‘A Pérola’ - a partir de John Steinbeck - (Companhia da Esquina) para assinalar o Dia Mundial do Teatro. A Dança marca presença em diversos espetáculos, com destaque para a peça ‘Esta Hora de Espanto’, de NéBarros, que comemora o Dia Mundial da Dança. Já a palavra será celebrada com Marta Moreira e Afonso Dorido (Homem em Catarse), por ocasião do Dia Mundial da Poesia, com ‘Almorada’.

O humor também subirá ao palco, com espetáculos de Stand-Up Comedy que integram as digressões nacionais de António Raminhos e de Ruben Branco.

Em 2025, o TMB teve uma taxa de ocupação de quase 89%, com mais de 100 espetáculos e mais de 20 mil espectadores. A presidente da câmara de Bragança, Isabel Ferreira, enaltece estes resultados. “Há uma taxa de ocupação muito satisfatória, assim como o índice de satisfação quer dos munícipes, visitantes e também dos artistas que nos colocam ali muito próximo do excelente. Não me surpreende porque há algo que devemos reconhecer, e que já tenho dito, é o trabalho que se tem feito também aqui no TMB, na aposta da qualidade da agenda. E isso reflete-se, porque o público adere. E, por isso, o caminho que temos que fazer agora é melhorar cada vez mais”, realçou.

A abertura oficial de bilheteiras, tanto presencial como online (via Ticketline), arrancou no dia 2 de janeiro. João Cristiano Cunha recordou que os espetáculos gratuitos e de entrada livre têm sempre que ser levantados na bilheteira presencial. “Por questões óbvias, porque poderia haver uma pessoa online que bloqueava a sala toda, não teria que pagar nada e depois se calhar nem ia, e a sala aparecia esgotada e na verdade não tinha espetadores”, frisou João Cristiano Cunha.

O TMB mantém a política de descontos inclusivos, oferecendo reduções para estudantes, portadores de Cartão Jovem e seniores (com descontos iguais à idade para quem tem entre 60 e 70 anos). Toda a programação pode ser consultada no site do teatro municipal.

A programação completa está disponível no site do teatro (teatromunicipal.cm-braganca.pt).

Escrito por rádio Brigantia
Jornalista: Rita Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário