Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira, Rui Rendeiro Sousa e Jorge Novo.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Entrudo Chocalheiro de Podence, tradição que perdura além-fronteiras

 E é assim que a tradição não morre. Adriano e Fábio Pires são netos de José Pires, natural de Podence. São já quatro gerações, eles e o pai, que ajudam a manter viva esta tradição genuína de Trás-os-Montes. Emigrantes em França, todos os anos regressam a Podence para vibrarem com o Entrudo Chocalheiro, vestidos de Caretos. Explicam, na primeira pessoa, o que os motiva a participar:


Terminou ontem o programa do carnaval mais característico de Portugal. Entre chocalhadas, travessuras e sorrisos no rosto, houve também muitas pisadelas provocadas pelo numeroso público que marcou presença, vindo de vários pontos do globo:

Para os cerca de 200 expositores presentes, o evento foi também uma aposta ganha:

A organização foi partilhada entre o Município de Macedo de Cavaleiros, a Associação Grupo dos Caretos de Podence, a União de Freguesias de Podence e Santa Combinha e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros.

Estima-se que, ao longo dos quatro dias, tenham passado por Podence cerca de 200 mil pessoas, como sublinha o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Sérgio Borges:

Um evento que posiciona cada vez mais Macedo de Cavaleiros e Podence como uma referência internacional:

Também António Carneiro, presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence, fez um balanço positivo após a Queima do Entrudo, realizada esta terça-feira, momento simbólico que continua a reunir milhares de pessoas na Eira do Careto:

A festa decorreu durante quatro dias, com diversas atividades emblemáticas, como o Desfile das Marafonas, o Desfile Noturno, o Pregão Casamenteiro e a Queima do Entrudo. Houve ainda iniciativas ligadas à natureza, como caminhadas, ateliers e workshops, entre outras propostas.

A edição de 2026 ficou também marcada pela inauguração de um mural dedicado à Madona, numa estratégia de embelezamento contínuo das ruas da aldeia através da street art.

Já esta quinta-feira, os Caretos de Podence seguem para a Guiné-Bissau. No próximo mês estarão em Nápoles, em Itália, estando ainda previstas deslocações aos Estados Unidos da América e a Macau.

Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário