Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira, Rui Rendeiro Sousa e Jorge Novo.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Deslizamento de terras obriga ao corte da ecopista

 Na manhã desta terça-feira, registou-se um deslizamento de terras, próximo da ponte de Avantos (Mirandela), que atirou para cima do troço da ecopista daquele concelho uma enorme quantidade de terra e pedras, deixando de ser possível circular naquela ciclovia, confirmou o coordenador Municipal de Proteção Civil. O incidente não causou vítimas.


“O deslizamento ocorreu, por volta das dez da manhã, colocamos fitas no local para definir um perímetro de segurança e está interdita a circulação na ciclovia entre Vilar de Ledra e o Romeu”, adianta João Vinhais.

Esta ecopista liga as aldeias de Carvalhais e Romeu, no concelho de Mirandela, reaproveitando e valorizando um dos troços da antiga linha ferroviária de ligação entre Mirandela e Macedo de Cavaleiros, que foi desativada em 1991. A obra foi inaugurada, em Agosto de 2024.

Um investimento de 900 mil euros do Município de Mirandela, comparticipado em 400 mil pelo Turismo de Portugal, na regularização de cerca de 13 quilómetros do leito do canal ferroviário e pavimentação, estabilização de taludes, instalação de guardas e sinalética.

A ligação é o troço do concelho de Mirandela da Ecopista do Tua, um projeto intermunicipal que agrega os municípios de Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança para aproveitar o corredor ferroviário para uma ecopista e a reabilitação de estações e apeadeiros numa extensão total de 70 quilómetros.

Fernando Pires

Sem comentários:

Enviar um comentário