Número total de visualizações do Blogue

9100265

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

«O Homem – Um ser operante», de Nuno Nozelos

Foi publicado, em Lisboa, uma obra póstuma do escritor flamulense, Nuno Nozelos (nasceu na Fradizela e de tenra idade passou a viver na Torre Dona Chama e faleceu a 18 de Julho de 2017). 
Dona Celeste Nozelos, conversando com o autor destas linhas, na homenagem no Grémio Literário Vila-realense, em 16-03-2018

É um ensaio sobre a condição do homem trabalhador e intitulada «O Homem – Um ser operante» e que nos dá a sua perspectiva perante o trabalho. A dado momento diz-nos: «Como ser dotado de inteligência, o homem vem tirando, ao longo dos tempos, o partido máximo do seu labor.». 
O interessante e substancial prefácio é do escritor brigantino Flávio Vara, a quem a «Antologia de Autores Trasmontanos, Durienses e da Beira Trasmontana» apelida de «primoroso, mordaz, perspicaz e erudito,» e que termina, apelando «Lembremo-lo e celebremo-lo pelos seus livros de contos, pelos seus poemas, a que podemos acrescentar agora este belo ensaio sobre o trabalho, que, graças a Celeste Nozelos, saiu debaixo do alqueire.» Aliás, aquando o Grémio Literário Vila-realense o homenageou em singela e sentida cerimónia, pela mão do grande escritor, A. M. Pires Cabral, editando «in Memoria de Nuno Nozelos», este mostrou-se disponível para repetir a homenagem em Mirandela ou na Torre Dona Chama, ou nos dois locais. 
É uma pena que se perca a oportunidade de homenagear a memória deste nosso escritor, a quem outro grande de Murça, Fernão Magalhães Gonçalves, chamou de maior contista trasmontano, pós-torguiano. Parabéns a Celeste Nozelos que nos soube dar uma grande lição de vida, pela forma carinhosa e dedicada ao Nuno, principalmente nos últimos anos em que a doença impiedosa o minou.

Jorge Lage
in:atelier.arteazul.net

Sem comentários:

Enviar um comentário