quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Município de Vimioso premiou 24 bebés nascidos em 2018 no concelho

24 bebés e respectivos pais receberam ontem, pelas mãos do presidente do município de Vimioso, um cheque de mil euros.
A iniciativa, que acontece já desde 2002, premiou as crianças nascidas durante o ano e é uma forma de saudar a resiliência dos casais que escolhem o concelho para fazer vida. Apesar deste e outros incentivos, o presidente da autarquia, Jorge Fidalgo, confirma que falta investimento público para que mais pessoas se possam fixar em Vimioso. “Fomos criticados porque não é com 500 euros, inicialmente, e agora com mil, que vão nascer mais crianças, nós sabemos que não. Nós queremos é premiar aqueles casais que continuam a insistir e são resilientes e acreditam que é possível fazer o seu projecto de vida aqui no concelho, porque é possível. É evidente que é difícil porque não há investimento público do lado do governo central para a criação de mais postos de trabalho nos nossos territórios. Eu não tenho dúvidas que se tivéssemos uma boa ligação, rápida à auto-estrada e a Bragança, que há muitos casais que vivem em Bragança viveriam em Vimioso se tivessem esse bom acesso”, explicou.

Além do prémio monetário, o município vai oferecer gratuitamente todas as vacinas não comparticipadas pelo Sistema Nacional de Saúde a estas crianças. As recém-mães acreditam que é uma ajuda útil mas reclamam mais postos de trabalho para que o futuro dos filhos possa passar pelo concelho. “É uma ajuda razoável principalmente na parte da vacinação das crianças. Vai ser uma ajuda bastante boa para as fraldas, para o que é necessário nesta fase inicial. Por exemplo, o pai do meu filho trabalha aqui no município mas o meu filho, qual será o futuro dele? Se criassem mais postos de trabalho para eles ia ser óptimo, o nosso filho não saia de ao pé de nós, agora assim vamos ver, só o futuro dirá”, contou uma das mães. “A ajuda é sempre útil, agora nesta idade eles precisam de muitas coisas e é sempre uma ajuda bastante útil”, explicou outra mãe.

A educação tem sido também uma das principais preocupações da autarquia que também presta apoios no percurso escolar destes jovens, desde o pré-escolar ate ao ensino superior, com o pagamento, por exemplo, de propinas. “Costumo dizer que a melhor herança que podemos deixar aos nossos filhos e a estes jovens é a boa educação portanto queremos começar logo do início. Felizmente hoje, com muito esforço da autarquia e colaboração Santa Casa da Misericórdia de Vimioso, todas as crianças podem frequentar a creche. Depois no ensino pré-escolar, primeiro ciclo, segundo e terceiro, também os apoiamos seja com as deslocações, residências e manuais. Temos estado a apoiar as nossas crianças e os nossos jovens”, esclareceu Jorge Fidalgo.

Em relação a 2017, nasceram, este ano, em Vimioso mais dois bebés. O Concurso de Fotografia "Bebé do Ano" tem sido uma forma de combater, de algum modo, o problema da desertificação do interior do país.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário