Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Município de Vimioso premiou 24 bebés nascidos em 2018 no concelho

24 bebés e respectivos pais receberam ontem, pelas mãos do presidente do município de Vimioso, um cheque de mil euros.
A iniciativa, que acontece já desde 2002, premiou as crianças nascidas durante o ano e é uma forma de saudar a resiliência dos casais que escolhem o concelho para fazer vida. Apesar deste e outros incentivos, o presidente da autarquia, Jorge Fidalgo, confirma que falta investimento público para que mais pessoas se possam fixar em Vimioso. “Fomos criticados porque não é com 500 euros, inicialmente, e agora com mil, que vão nascer mais crianças, nós sabemos que não. Nós queremos é premiar aqueles casais que continuam a insistir e são resilientes e acreditam que é possível fazer o seu projecto de vida aqui no concelho, porque é possível. É evidente que é difícil porque não há investimento público do lado do governo central para a criação de mais postos de trabalho nos nossos territórios. Eu não tenho dúvidas que se tivéssemos uma boa ligação, rápida à auto-estrada e a Bragança, que há muitos casais que vivem em Bragança viveriam em Vimioso se tivessem esse bom acesso”, explicou.

Além do prémio monetário, o município vai oferecer gratuitamente todas as vacinas não comparticipadas pelo Sistema Nacional de Saúde a estas crianças. As recém-mães acreditam que é uma ajuda útil mas reclamam mais postos de trabalho para que o futuro dos filhos possa passar pelo concelho. “É uma ajuda razoável principalmente na parte da vacinação das crianças. Vai ser uma ajuda bastante boa para as fraldas, para o que é necessário nesta fase inicial. Por exemplo, o pai do meu filho trabalha aqui no município mas o meu filho, qual será o futuro dele? Se criassem mais postos de trabalho para eles ia ser óptimo, o nosso filho não saia de ao pé de nós, agora assim vamos ver, só o futuro dirá”, contou uma das mães. “A ajuda é sempre útil, agora nesta idade eles precisam de muitas coisas e é sempre uma ajuda bastante útil”, explicou outra mãe.

A educação tem sido também uma das principais preocupações da autarquia que também presta apoios no percurso escolar destes jovens, desde o pré-escolar ate ao ensino superior, com o pagamento, por exemplo, de propinas. “Costumo dizer que a melhor herança que podemos deixar aos nossos filhos e a estes jovens é a boa educação portanto queremos começar logo do início. Felizmente hoje, com muito esforço da autarquia e colaboração Santa Casa da Misericórdia de Vimioso, todas as crianças podem frequentar a creche. Depois no ensino pré-escolar, primeiro ciclo, segundo e terceiro, também os apoiamos seja com as deslocações, residências e manuais. Temos estado a apoiar as nossas crianças e os nossos jovens”, esclareceu Jorge Fidalgo.

Em relação a 2017, nasceram, este ano, em Vimioso mais dois bebés. O Concurso de Fotografia "Bebé do Ano" tem sido uma forma de combater, de algum modo, o problema da desertificação do interior do país.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário