Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Escola de Habilitação para o Magistério Primário de Bragança

Em 1896, por decreto de 17 de outubro, em resposta a uma solicitação da Câmara Municipal de Bragança, foi criada a Escola de Habilitação para o Magistério Primário, para cuja instalação a Câmara aplicou 1,2 contos de réis, verba essa que retirou do seu fundo de viação.
Eng. Olímpio Artur de Oliveira Dias

Instalada em dezembro desse mesmo ano, começou a funcionar em 1897, tendo como diretor o engenheiro Olímpio Artur de Oliveira Dias (decreto de 4 de fevereiro), formando, até 1903, 72 professores de instrução primária – neste último ano, iniciou a docência neste estabelecimento de ensino Augusto César Moreno.
Com efeito, não tendo a reforma de 1901 posto em causa a rede de escolas de formação dos professores de instrução primária, a Escola de Habilitação para o Magistério Primário de Bragança continuou a ser, até à Primeira República, a única instituição de formação profissional do Distrito, apesar de todas as dificuldades com se debateu, nomeadamente quanto às instalações e seu corpo docente.

Título: Bragança na Época Contemporânea (1820-2012)
Edição: Câmara Municipal de Bragança
Investigação: CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
Coordenação: Fernando de Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário