O plano de actividades e respectivo orçamento da Câmara de Carrazeda de Ansiães para 2019 foi aprovado por maioria na Assembleia Municipal de segunda-feira.
O orçamento de cerca de 14 milhões de euros é “o maior deste século”, segundo o presidente da Câmara, e foi feito a pensar “no médio e longo prazo”.
A ampliação do parque empresarial, a continuação dos estudos para um plano de regadio e abastecimento de água e a criação de uma nova urbanização junto às piscinas cobertas, são três das principais apostas do executivo liderado por João Gonçalves.
As requalificações das piscinas descobertas, do jardim municipal e do espaço público de Foz-Tua, bem como 500 mil euros de investimentos nas freguesias, são outros projectos para 2019.
Apesar disso, Graça Martins, líder da bancada dos Unidos por Carrazeda, diz que o documento não apresenta medidas de captação e fixação de pessoas no concelho, daí o voto contra.
“Apesar de ser um orçamento de grande valor, não traz nada de novo, nada de revolucionário em termos de inovação e enriquecimento para o território”. A porta-voz daquele movimento sublinha que estão previstas “muitas obras”, mas “continua a não haver medidas de captação e fixação de pessoas” para o concelho.
A porta-voz da bancada do PSD, Natália Pereira, salienta que o orçamento vai ao encontro das ambições do concelho e por isso mereceu o voto favorável. “O plano e orçamento estão “muito bem organizados, elaborados com muita ponderação e criam a certeza de que o concelho está no caminho do desenvolvimento”, referiu.
O presidente do Município de Carrazeda, João Gonçalves, não ficou admirado com o voto contra dos eleitos pelo Unidos por Carrazeda, mas mesmo assim acha que poderiam ter dado o benefício da dúvida.
“O orçamento tem os condimentos suficientes para merecer outra posição”, nomeadamente a abstenção, segundo o autarca.
João Gonçalves também não entende porque é que os eleitos pelo Unidos por Carrazeda continuam a insistir no argumento de que não há políticas que contribuam para a fixação de pessoas no concelho, quando o plano e o orçamento para 2019 procuram, precisamente, criar condições para que isso aconteça.
Escrito por Rádio Ansiães (CIR)
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário