Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

O natal “agridoce” dos alunos do IPB que não podem passar a quadra em casa

Hoje é dia de consoada e cerca de 100 alunos estrangeiros do Instituto Politécnico de Bragança vão jantar com o Bispo D. José Cordeiro, no Centro Paroquial Santo Contestável.
São cinco histórias de alunos que passam o natal em Bragança.

Christian Zelada. É peruano e está em Bragança há três anos. Nesta época natalícia não vai a Lima, a sua terra natal e esta será a segunda vez que participa neste evento. É um momento especial como conta: “no primeiro ano que estive cá, passei a consoada com o Padre Calado e o bispo D. José Cordeiro. Esta vai ser a segunda vez que vou ficar com eles. Esta é uma situação que não é normal no Perú, uma situação destas não acontece”.

Abdelkader Mahzoum é muçulmano e não comemora o natal. É de Fez, em Marrocos. Mas mesmo assim participa na consoada. O prato principal de bacalhau e o convívio com alunos de diversos países e culturas, são factores determinantes para a sua escolha.

“Na noite de Natal eu já jantei com o bispo D. José Cordeiro e com estudantes que por qualquer motivo não podem passar o natal com as suas famílias. Gosto muito de bacalhau e será o prato principal”, disse Abdelkader Mahzoum.

Edmir Sousa tem 19 anos e é natural de São Vicente, Cabo Verde. São apenas três meses longe de casa, no âmbito do curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais. Não vai a Cabo Verde no natal, mas vai organizar um jantar em sua casa com os amigos. É a primeira vez longe de casa e confessa que vai ser difícil. 

“Vai ser difícil porque é o natal é com toda a família reunida. É a minha primeira vez longe de casa, mas vou passar com os meus amigos, que acaba por ser a família que reuni”, contou Edmir Sousa.

Higor Cerqueira tem 23 anos é natural do Rio de Janeiro, Brasil. Frequenta o mestrado de Inovação e Empreendedorismo. É a terceira vez que passa esta quadra festiva longe dos mais próximos.

“Passar o Natal longe da família é um pouco apertado. Mas passamos o natal com a família que construímos aqui e é memorável. Ficamos nessa situação agridoce de ter saudades de um lado e de estar bem abraçado no outro lado”, afirmou Higor Cerqueira.

Mônica Dutra de 34 anos, também é do Brasil, vem de Porto Alegre do estado do Rio Grande do Sul, de Eramus. Destaca o espírito natalício diferente em Bragança.

“Tudo é novidade. A pista de gelo, a decoração e a música que toca na avenida Sá Carneiro. É uma atmosfera diferente e nunca senti frio em Dezembro”, salientou Mônica Dutra.

Os alunos internacionais representam uma percentagem cada vez mais elevada no universo de estudantes do IPB.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário