quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

O Natal transmontano e as tradições brigantinas

A Rádio Brigantia foi à rua saber como os brigantinos comemoram o natal e conhecer as tradições natalícias.
Estamos na época em que as cozinhas se enchem de aromas e sabores. Por Trás-os-Montes, onde as receitas têm como principais ingredientes o polvo e o bacalhau, também se obedece às tradições de Natal.

Mas afinal, que comem os brigantinos em véspera de dia de Natal? Para já é esta a pergunta que se impõe. Fomos saber os gostos, os saberes e os sabores de quatro brigantinas que nos contaram o que vão pôr hoje na mesa.

“A consoada é com polvo, o bacalhau, couve e raba. As sobremesas são filhós, rabanadas e aletria”, contou uma brigantina.

E feita a ceia de consoada, o espírito não acaba por aqui. Numas casas ouvem-se músicas de Natal e desembrulham-se as prendas e noutras não há grandes tradições a seguir à risca. Privilegia-se apenas a conversa e o estar em comunhão.

“Estamos à espera da meia noite para ir abrir as prendas e depois ouvimos músicas de natal”, contou uma brigantina. Outra destaca que o dia é passado com a família e que o mais importante é estar junto a ela.

No dia 25, por Bragança, à semelhança de outros pontos do país, quem reina é a chamada roupa velha. Mesmo assim, em algumas casas, da ementa faz parte a carne.

Por Bragança, para assinalar a quadra, em diversas ruas, cruzam-se as luzes com as músicas de Natal, e, em plena Praça Camões, há, até dia de reis, um mundo de encanto para descobrir na "Terra Natal e de Sonhos".

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário