Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Cultura de Sendim mais reforçada

Os três grupos etnográficos de Sendim, em Miranda do Douro, estão agora representados por uma única associação que quer dinamizar a cultura e as tradições do planalto num mesmo espaço.
Para tal, foi assinado, na passada sexta-feira, um protocolo entre a Associação de Pauliteiros de Sendim e a junta de freguesia local e que estabelece a cedência das instalações da Casa do Pauliteiro, já existente na vila, àquela associação.  “Neste momento nós estamos a desenvolver um trabalho referente às pessoas que marcaram o nosso passado porque eles é que nos deram toda a informação das danças”, refere o presidente da associação, Henrique Fernandes, acrescentando que “quando pessoas de fora, e não só, vierem cá à terra podem ver informação sobre as pessoas que por cá passaram”.
Este protocolo marcou as comemorações do 22º aniversário de elevação de Sendim a vila.O presidente da junta de freguesia adianta que o projecto para a reconversão da antiga estação de caminho-de-ferro está a ser ultimado. “Está em fase de execução e a seu tempo será apresentado”, refere Aquilino Ginjo.
“Será a recuperação das casas como valor arquitectónico que têm, fazer um parque de campismo e uma área de restauração”, explica o autarca. Como fica “junto ao IC5 não tenho dúvidas que os camionistas vão desviar-se da A4 e ir daqui até Vila Real sem pagar. E para quem passar por aqui este será um ponto de paragem”, acrescenta.Já o presidente da câmara de Miranda do Douro salienta a recuperação conjunta de património ferroviário.
“Nós fizemos uma parceria com a REFER e que tem a ver com a ciclovia e com um conjunto de edifícios que vão ser recuperados ao longo da linha” recorda Artur Nunes. “Sendim também assinou um protocolo com a REFER e este projecto será anunciado conjuntamente com um projecto com alguma dimensão que estamos a ultimar ainda este ano para a integração total das estações e da ciclovia”, salienta.
A construção da Casa da Música na vila de Sendim é outro projecto que está em fase final de construção e que deverá ser inaugurado em breve.


Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário