Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Mais um relatório a desclassificar urgências de Macedo e Mirandela

É mais um documento a confirmar as alterações nos serviços de urgência do distrito de Bragança.Um relatório da Comissão de Reavaliação da Rede Nacional de Emergência e Urgência, datado de Fevereiro, e agora conhecido vai ao encontro da Carta Hospitalar, um documento concluído em Abril. 
Ambos propõem a desclassificação do serviço em Mirandela, passando de Urgência médico-cirúrgica para Serviço de Urgência Básica (SUB).Em Macedo de Cavaleiros o actual SUB instalado no centro de saúde deverá passar a Serviço de Atendimento Permanente (SAP), tal como a Brigantia já tinha avançado quando foi divulgada a Carta Hospitalar.
O presidente da câmara de Macedo de Cavaleiros não se mostra surpreendido nem preocupado com esta proposta pois Beraldino Pinto diz que o Governo já garantiu a continuidade do SUB.“Já era do nosso conhecimento, por isso não há surpresa nenhuma. Surpresa seria se não viessem a confirmar aquilo que já se tinha sido dito inclusivamente por pessoas que estiveram envolvidas na elaboração do relatório e que propunham o enceramento”, afirma, acrescentando que “os próprios profissionais de saúde do distrito já sabiam dessa proposta”.
No entanto considera que “aparece extemporaneamente pois já há o compromisso por parte do secretário de estado da saúde de que o serviço de urgência de Macedo de Cavaleiros continua e que até vai ser incorporado uma ambulância SIV com equipa técnica”.
Já o presidente da câmara de Mirandela lembra que existem um protocolo assinado com o ministério de saúde que garante a urgência médico-cirúrgica na cidade do Tua.“Isso foi objecto de uma acção que apresentámos no tribunal administrativo e fiscal de Mirandela e que está a decorrer neste momento exigimos que esse protocolo seja cumprido em todas as suas vertentes nomeadamente na valência da urgência médico-cirúrgica que deve estar a funcionar”, afirma António Branco, acrescentando que “não vamos aceitar de forma simples esta desclassificação”.
Entretanto o Ministro da Saúde, Paulo Macedo, já veio dizer que este relatório é de caracter consultivo e que não haverá mais cortes na saúde.


Escrito por Brigantian e Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário