Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Primeira plantação intensiva de mirtilos já dá frutos em Mirandela

Em Franco, Mirandela, já começou a colheita da primeira exploração intensiva em exclusivo de mirtilos. As plantas têm apenas 1 ano e devem produzir mais de uma tonelada, superando as expectativas.
Pedro Pinto, um dos sócios, não previa avançar para uma vertente comercial tão cedo. Os dois jovens produtores começaram a aventura “por brincadeira”, como resposta a um desafio de um amigo para aproveitar um terreno de 4 hectares, que estava ao abandono.
Filomena Duarte e Pedro Pinto resolveram investir numa plantação com duas variedades de colheita tardia, escolhidas de forma estratégica para rentabilizar a produção. Para já a produção está a ser escoada na totalidade para o Porto, mas depois de uma procura a nível local que o surpreendeu Pedro Pinto, o produtor admite manter uma percentagem do produto em Mirandela e Bragança. 
O investimento inicial foi de 290 mil euros, com apoio do programa de instalação de jovens agricultores, do PRODER. 
Os proprietários esperam aumentar a produção de ano para ano, sendo expectável que a partir do quinto ano possa atingir as 70 toneladas de fruto. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário