Os empresários de produtos gastronómicos transmontanos devem apostar mais na divulgação internacional. Esta é a convicção do grão-mestre da Confraria do Butelo e da Casula que esteve em Paris na semana passada, juntamente com mais 27 confrades, a promover estas iguarias transmontanas.
Nuno Pires esclarece que a confraria não tem interesses comerciais mas considera que pode abrir o caminho aos empresários para divulgarem mais a gastronomia regional. “Sem nenhum dos confrades ter interesses particulares, nós tentamos abrir o caminho.
Os empresários devem procurar encaminhar-se nesse sentido. Verifiquei que falta muito por fazer mas que há uma grande receptividade da comunidade portuguesa em Paris para ter produtos da nossa terra”. Os confrades participaram num jantar que reuniu cerca de 100 emigrantes portugueses nos arredores de Paris.
Nuno Pires acredita que uma maior aposta na comercialização dos produtos regionais transmontanos nesta área metropolitana francesa, teria uma boa aceitação não só por parte da comunidade emigrante mas também dos próprios franceses. “Mesmo em relação a franceses com quem contactamos verificamos que desconheciam em absoluto o que é o butelo e as casulas. Se os nossos empresários do ramo alimentar apostarem mais na área da divulgação dos produtos e da comercialização, penso que têm êxito sobretudo numa cidade com a enormidade de Paris, onde há muitos emigrantes que estão desejosos dos nossos produtos”.
Além do jantar, a visita compreendeu ainda a visita à Câmara de Paris e a outros pontos de interesse da cidade, tendo ficado a promessa de realizar um encontro dedicado ao butelo e às casulas, com convidados da sociedade parisiense.
A confraria está a organizar o Festival do Butelo e da Casula que pretendem realizar em Lisboa, Porto e numa cidade que ainda não está definida, em Espanha.
Escrito por Brigantia
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