quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Sé de Miranda do Douro e Lamego acolhem concertos do "Advento de Natal"

As catedrais de Miranda do Douro, no distrito de Bragança e Lamego, no distrito de Viseu, acolhem um ciclo de concertos do "Advento de Natal", disse hoje à Lusa fonte ligada à iniciativa.

O primeiro concerto está agendado para o dia 04 de janeiro, às 15 horas na Sé Catedral de Miranda do Douro, sendo que a segunda iniciativa está marcada para a Sé de Lamego, para o dia 18 de janeiro também ao início da tarde.

A iniciativa da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) decorre nas sete cidades onde se situam as "Sés do Norte de Portugal".

"Trata-se de uma ação imaterial integrada na Rota das Catedrais do Norte de Portugal, operação financiada pelo ON.2 - O Novo Norte, e consiste na primeira iniciativa de índole cultural a decorrer nas Sés no âmbito de um plano de intervenção mais alargado", explicou fonte da DRCN.

Com uma programação adequada à quadra festiva e aos espaços "catedralícios", o Ciclo de Concertos "visa envolver públicos locais diversificados, estimulando a sua participação ativa na proteção e valorização das Catedrais.

A entrada nos concertos "é gratuita, mas sujeita à capacidade de lotação dos espaços".

"Para além da recuperação patrimonial de bens imóveis e móveis, com intervenções já a decorrer em Miranda do Douro, Lamego, Braga e Vila Real, o projeto Rota das Catedrais contempla uma vertente de investimento que procura estimular o turismo cultural, através da interpretação do património e significado dos lugares, dinamização da oferta cultural nos seus espaços e promoção da Rota e de cada um dos seus polos", explica a DRCN.

Assim, para além do Ciclo de Concertos que agora irá iniciar-se, estão ainda previstas exposições e instalações itinerantes bem como um ciclo de teatro e a criação de novos suportes de comunicação que estimulem a visita em rede às setes catedrais que integram o projeto.

FYP// ATR
Lusa//fim

Sem comentários:

Enviar um comentário