As catedrais de Miranda do Douro, no distrito de Bragança e Lamego, no distrito de Viseu, acolhem um ciclo de concertos do "Advento de Natal", disse hoje à Lusa fonte ligada à iniciativa.
O primeiro concerto está agendado para o dia 04 de janeiro, às 15 horas na Sé Catedral de Miranda do Douro, sendo que a segunda iniciativa está marcada para a Sé de Lamego, para o dia 18 de janeiro também ao início da tarde.
A iniciativa da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) decorre nas sete cidades onde se situam as "Sés do Norte de Portugal".
"Trata-se de uma ação imaterial integrada na Rota das Catedrais do Norte de Portugal, operação financiada pelo ON.2 - O Novo Norte, e consiste na primeira iniciativa de índole cultural a decorrer nas Sés no âmbito de um plano de intervenção mais alargado", explicou fonte da DRCN.
Com uma programação adequada à quadra festiva e aos espaços "catedralícios", o Ciclo de Concertos "visa envolver públicos locais diversificados, estimulando a sua participação ativa na proteção e valorização das Catedrais.
A entrada nos concertos "é gratuita, mas sujeita à capacidade de lotação dos espaços".
"Para além da recuperação patrimonial de bens imóveis e móveis, com intervenções já a decorrer em Miranda do Douro, Lamego, Braga e Vila Real, o projeto Rota das Catedrais contempla uma vertente de investimento que procura estimular o turismo cultural, através da interpretação do património e significado dos lugares, dinamização da oferta cultural nos seus espaços e promoção da Rota e de cada um dos seus polos", explica a DRCN.
Assim, para além do Ciclo de Concertos que agora irá iniciar-se, estão ainda previstas exposições e instalações itinerantes bem como um ciclo de teatro e a criação de novos suportes de comunicação que estimulem a visita em rede às setes catedrais que integram o projeto.
FYP// ATR
Lusa//fim
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário