Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 5 de março de 2016

Bragança // Incêndio destrói antiga sala de cinema da Torralta (com galeria de fotos)

A antiga sala de cinema da Torralta, em Bragança, ficou esta madrugada completamente destruída pelas chamas.
"Recebemos um alerta à 00h35 de um incêndio num edifício abandonado. À nossa chegada deparámo-nos com uma antiga sala de cinema tomada pelas chamas. Mobilizámos oito viaturas e 26 operacionais, mais dez operacionais de fora do concelho.
Foi necessário fazer combate direto para extinguir o fogo e confiná-lo àquela sala, evitando que se propagasse à torre adjacente, que pertence ao mesmo edifício", explicou o segundo comandante dos bombeiros de Bragança, Carlos Martins.
Esta foi uma das últimas salas de cinema que funcionou em Bragança, capital de distrito que há vários anos não tem sessões de cinema.
O espaço, projetado por Viana de Lima, estava devoluto há cerca de quatro anos, e aguardava o reinício das obras de recuperação, interrompidas depois de o grupo chinês que o adquiriu ter ficado insolvente. O edifício pertence, agora, ao grupo Premiu, com interesses hoteleiros em várias regiões do país.
“É uma perda grande para a cidade, tendo em conta o edifício que é e o que representa em termos de arquitetura. Era uma sala de cinema mítica”, lamentou o presidente da Câmara, Hernâni Dias. Viana de Lima foi o arquiteto responsável pelo plano de urbanismo de Bragança, no início da década de 1960, e inclui edifícios como o do hospital ou a escola de saúde do IPB.
Foto: João Lopes
No local estão ainda 36 bombeirdos, de Bragança, Vinhais e Izeda, a proceder às operações de rescaldo. As chamas foram dominadas em 50 minutos.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário