No dia 21 de março, dia em que se comemora o Dia Mundial da Árvore, um dos primeiros clones do Freixo D’Armas, árvore emblemática da vila manuelina, foi oferecido ao Município de Freixo de Espada à Cinta.
A recebê-lo esteve Maria do Céu Quintas, presidente da autarquia, que se mostrou visivelmente emocionada e satisfeita com a ideia de o Freixo D’Armas poder vir a constar de outras zonas do concelho.
O clone que tem apenas seis meses foi criado a partir do Freixo D’Armas cuja idade apurada é de 500 anos, mais 300 anos que o normal, facto que levou a que os investigadores da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro decidissem estudar o Freixo e cloná-lo para que este possa figurar noutras zonas do concelho de Freixo, e noutros concelhos de Portugal.
O Freixo, com mais de cinco séculos, está há um ano a ser alvo de uma intervenção de requalificação que visa melhorar a saúde da árvore secular. Com a criação dos primeiros clones, a partir do Freixo D’Armas, renasce a esperança de que a população freixenista nunca perderá a sua identidade cultural.
Gabinete de Comunicação da CM de Freixo de Espada à Cinta
Sara Alves
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário