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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 15 de março de 2016

Túnel do Marão vai acabar com "barreira mítica" da serra a partir de abril

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, afirmou hoje que a abertura do Túnel do Marão vai acabar com a "barreira mítica" da serra do Marão e permitir que este território deixe "definitivamente de ser considerado do Interior".

O autarca socialista disse ainda aos jornalistas que a Autoestrada do Marão, que vai ligar Vila Real a Amarante, abre ao tráfego "seguramente em abril", prevendo que se concretize até ao final da primeira quinzena desse mês.

"Este é o ano em que acabará a barreira mítica do Marão, uma barreira simbólica que fica agora definitivamente ultrapassada. Esta autoestrada representa um fator de maior aproximação deste território ao litoral", afirmou Rui Santos, que falava durante a apresentação, em Vila Real, da programação da Capital da Cultural do Eixo Atlântico 2016.

A Autoestrada do Marão, que inclui o maior túnel rodoviário da Península Ibérica com quase seis quilómetros, vai ligar a A4 (Porto/Amarante) à Autoestrada Transmontana (Vila Real/ Bragança).

Esta nova via representa uma alternativa ao sinuoso Itinerário Principal 4 (IP4), que serpenteia a serra, permitindo que a viagem se faça em maior segurança e mais rapidamente.

"O Túnel do Marão vai eliminar essa barreira mítica, vai alterar estes conceitos quer de distância e eliminar essas ideias de que havia perigo, que era uma viagem incerta e que o tempo e as condições climatéricas muitas vezes não permitiriam saber a hora a que se chegava ao destino", salientou.

Na sua opinião, "já não é razoável dizer que este é um território do Interior", no entanto frisou que a nova autoestrada "vai eliminar definitivamente esse conceito".

"Sempre lutei por esta ligação, sempre a acompanhei, vi com muitas tristeza e preocupação os momentos em que a autoestrada esteve interrompida. Mas mais vale tarde do que nunca e ainda bem que alguém teve coragem de lançar esta obra", frisou.

Conjuntamente com Matosinhos, cidade onde termina a autoestrada A4, Vila Real vai ser a capital da cultura do Eixo Atlântico em 2016.

Rui Santos acredita que a nova infraestrutura rodoviária vai ajudar à circulação de pessoas entre as duas cidades e também vai ajudar a atrair mais visitantes à capital transmontana.

São cerca de 450 pessoas que estão neste momento a trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana, para cumprir o prazo anunciado de concluir a Autoestrada do Marão até ao final de março.

A abertura ao público será feita apenas depois de concluídos todos os testes de segurança aos equipamentos.

Avanços e recuos, paragens e processos em tribunal, questões económicos e políticas marcaram a construção da via que começou em 2009, mas que esteve parada por três vezes e foi retomada em setembro de 2014, depois de o Estado resgatar a concessão, devido a incumprimentos da concessionária e de a entregar à Infraestruturas de Portugal (IP, então Estradas de Portugal).

Para atravessar os 26 quilómetros desta autoestrada ter-se-á que pagar um valor a rondar os dois euros de portagem.

PLI // JGJ
Lusa/Fim

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