A ciência, a comunicação e a cultura marcam a integração dos novos estudantes portugueses e estrangeiros do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) numa expedição científica à Serra de Montesinho que terá lugar no próximo sábado, dia 8 de Outubro.
Esta iniciativa é o exemplo de uma acção de integração dos novos estudantes do ensino superior através da ciência, da comunicação e da cultura, dando seguimento a uma proposta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Os alunos participantes poderão ficar a conhecer melhor a região de influência da sua instituição de acolhimento e tomarem contacto com a ecologia, a fauna e a flora deste espaço de montanha situado em pleno Parque Natural de Montesinho.
A expedição inclui a realização de desportos de aventura, jogos tradicionais e actividades de exploração científica conduzidas por investigadores do Centro de Investigação de Montanha (CIMO) e do IPB, tendo em vista a criação do "Montesinho Laboratório de exploração científica e inovação agro-industrial".
Esta acção em Bragança pretende reforçar a curiosidade e o natural entusiasmo dos alunos pelas áreas científica e cultural, através de actividades de comunicação. Durante a expedição será feito um "concurso de ideias", envolvendo equipas mistas de novos e actuais estudantes e investigadores, para futuros projectos de exploração e valorização científica da Serra de Montesinho. É organizada pelo IPB em colaboração com as Associações de Estudantes, a Associação Académica e o Centro Ciência Viva de Bragança e conta com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.
A iniciativa beneficia da realização da conferência internacional Mountains 2016, um evento dirigido ao desenvolvimento sustentável nas áreas de montanha na Europa e no Mundo com base na ciência, no conhecimento e na inovação, que decorre até sexta-feira, em Bragança.
PROGRAMA:
Expedição lúdico-científica à Serra de Montesinho 8 de Outubro, Sábado, 09.00 - 17.00 Saída em direcção à aldeia de Montesinho.
Visita à aldeia - Merenda e convívio com grupo de alunos e investigadores do IPB.
Visita simultânea às barragens e Lama Grande.
Percurso pedestre de cerca de 8 Km descendentes, da aldeia de Montesinho até à aldeia de França, com visita ao antigo viveiro das trutas. Durante o percurso os docentes do IPB farão diversas intervenções de carácter científico e exploratório.
Chegada a França, almoço nas instalações da Junta de Freguesia de França e momentos lúdico-musicais com as Tunas do IPB. Jogos tradicionais transmontanos (fito, chino, corrida de sacos, corrida de arcos, pião, galhofa - luta tradicional trasmontana).
Regresso a Bragança.
Mais informações: Unidade de Comunicação e Imagem - Catarina Figueira: 96 156 09 26
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário