Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Escola Agrícola de Carvalhais, Mirandela

A Escola Profissional Agrícola de Carvalhais - Mirandela, um bem maior!
É a Escola Profissional Agrícola (EPA) com grande centralidade e a única em Trás-os-Montes. Fiquei incomodado por me dizerem que de um grupo de cruzeiros turísticos do Douro lhe quis «deitar a mão», talvez com o pressuposto que lhe cairia no colo ao preço da uva mijona. Só assim se compreende que poderá ter havido todo um processo de bastidores que envergonha. 
Há tanta terra desvalorizada onde investir!... Mas, valeu a firmeza de carácter do ex-Ministro da Educação, Nuno Crato, e a posição firme do ex-Presidente do Município, António Branco. Sem eles e a posição corajosa e constante do actual Director, Taveira Pereira, o mais provável era já não termos esta importante estrutura educativa Mirandelense, ficando mais pobre o concelho e a região. 
Quando Taveira Pereira assumiu a direcção, a EPA estava com ar de abandono. Daí para cá ganhou novo fôlego e já pensa na valência de Turismo Rural, para além da queijaria e da produção de cabrito e anho, tendo por trás o rebanho de ovelhas e o fato de cabra serrana transmontana. 
Estas são as melhores «bombeiras» da quinta, «limpando o mato» e afastando os incêndios. A EPA foi legitimada com o Decreto-Lei 26/89 de 21 de Janeiro e a sua génese assenta na Escola de Práticos Agrícolas criada pelo Decreto-Lei 42737 de 18 Dezembro de 1959, assumindo-se como um factor de desenvolvimento e de promoção de milhares de jovens da nossa região e dos PALOPs (Timor, Cabo Verde e Moçambique). 
Forma técnicos Tratadores de Animais, Agro-pecuária, Turismo Ambiental e Rural, Mecânica e Construção, Gestão Equina, Controlo da Qualidade Alimentar, Viticultura e Enologia e Maquinização Agrícola. Gostaria de ver ali funcionar a valência ligada aos enchidos, já que Mirandela é «Terra da Alheira» e premiada nas «7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal». 
Que a nova gestão autárquica prossiga o seu apoio e afaste sempre as águas turvas ou surras.

Jorge Lage
in:atelier.arteazul.net

Sem comentários:

Enviar um comentário