Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 16 de março de 2018

Bruxelas inclui Amêndoa Coberta de Moncorvo na lista de produtos protegidos

A confecção deste produto, feito maioritariamente com amêndoas doces sem casca e calda de açúcar, tem-se mantido ao longo dos séculos.
Foto: Manuel Roberto
A Comissão Europeia acrescentou a Amêndoa Coberta de Moncorvo à lista dos produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP) nesta sexta-feira, sendo assim o 139.º produto nacional a merecer protecção da União Europeia (UE). A Amêndoa Coberta de Moncorvo, originária de Torre de Moncorvo, Bragança, é um produto de confeitaria obtido a partir de amêndoas doces peladas, torradas e cobertas com uma pasta de açúcar.

Conforme o tempo de confecção e a utilização facultativa de calda de chocolate, podem ser comercializadas três versões: brancas ou comuns, morenas ou de chocolate ou ainda peladinhas.
A versão comum tem uma cor exterior branca e evidencia os característicos bicos de açúcar formados no decorrer do período de confecção.

A versão morena distingue-se da versão comum apenas pela utilização da calda de chocolate na fase final da sua confecção, o que lhe confere uma cor exterior acastanhada ou de chocolate.

A versão peladinha tem uma cor exterior esbranquiçada, resultante de uma fina cobertura de açúcar que não chega a evidenciar os bicos de açúcar característicos das outras versões.

A Amêndoa Coberta de Moncorvo assume o formato de um grão de amêndoa, com um tamanho ligeiramente maior graças à formação da camada de açúcar, sendo que as versões comum e morena apresentam uma textura heterogénea, evidenciando os bicos de açúcar característicos formados no decorrer do período de confecção. Já a peladinha apresenta apenas uma fina cobertura de açúcar.

A sua produção pode ser enquadrada no universo das tradições judaico-cristãs de matriz mediterrânica que moldou a cultura da região, o que está patente na sua forte relação com a Páscoa e outras festas populares. Esta produção tem-se mantido no concelho ao longo dos séculos, ininterruptamente e de acordo com o modo de produção tradicional.

As matérias-primas utilizadas na produção de Amêndoa Coberta de Moncorvo são amêndoa doce sem casca, açúcar de cana branco refinado, água, clara de ovo (ingrediente facultativo), chocolate ou cacau em pó (só para a versão morena).

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário