Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 5 de março de 2018

Fogo real testa medidas de proteção em aldeia

Simulacros em todo o distrito avaliam a capacidade de reação dos meios de socorro.
Depois de um ano trágico de incêndios, prevenir é a aposta do Mês da Proteção Civil do Distrito de Bragança. 
Em Vinhais, vai-se simular um incêndio com fogo real.
Além de testar medidas de autoproteção, é também uma forma de limpar a vegetação em redor da localidade e protegê-la dos eventuais incêndios. "Escolhemos Aboá, que é uma aldeia no cimo de uma encosta e que em caso de incêndio poderá ficar em perigo. Por isso, queremos simular um fogo para, depois das ações de sensibilização, testar as medidas de autoproteção da população", explica o comandante distrital de operações de socorro de Bragança, Noel Afonso.
"Planear e treinar para melhor socorrer" é o tema deste ano. Cada um dos 12 concelhos do distrito vai receber um simulacro adequado a cada local. "Apesar de as ações serem pensadas para serem transversais, procuramos riscos que existem em cada concelho", explica Noel Afonso. A iniciativa começou com o simulacro de um acidente ferroviário na Linha do Tua, em Mirandela. 
Vai-se ainda testar o socorro num acidente de trator - este ano morreram na região duas pessoas na sequência de sinistros com estes veículos -, um incêndio numa escola e outro numa fábrica. "É uma oportunidade para todos os agentes de proteção civil locais participarem", diz o responsável. Nestas ações participam 15 corporações de bombeiros do distrito e entidades como o INEM e o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas.
Um megassimulacro distrital, a 24 de março, vai concentrar os meios na autoestrada A4, com um acidente a envolver veículos pesados.
Tanto na A4 como no IP2 e no IC5 vão ser testados os Planos Prévios de Intervenção, elaborados pelo comando distrital.

Tânia Rei
Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário