Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 9 de março de 2018

Semana da Leitura em Bragança com apresentações de livros para miúdos e graúdos

Teve início na passada segunda-feira a Semana da Leitura, em Bragança, nas escolas da cidade e também em outras instituições. A iniciativa termina hoje. A actividade contou com diversas actividades como leituras partilhadas, horas do conto, exposições temáticas, feiras de livro de autor, apresentação de livros nos estabelecimentos prisionais de Bragança e de Izeda, entre muitos outros espaços.
O autor do livro «O Bestiário Tradicional Português», Nuno Matos Valente esteve em Bragança e apresentou os monstros do imaginário português.
O Homem do Saco, O Bicho-Papão, Olharapos e Ganchas são apenas alguns dos 40 monstros ilustrados e genuinamente portugueses que fazem parte do livro «O Bestiário Tradicional Português» da autoria de Nuno Matos Valente que esteve presente em Bragança na iniciativa Semana da Leitura. O autor fez uma investigação em livros e uma extensa recolha oral, durante alguns anos para escrever este livro e conta que é nas lendas transmontanas que se encontram estas criaturas de forma mais preservada. 
“Como a coca, o bicho-papão, o homem do saco, os lobisomens e depois existem outros que estão quase a cair no esquecimento como os Tardos, que é uma espécie de lobisomens, o homem das sete dentaduras, os olharapos. Encontrei bastantes escrituras sobre as lendas transmontanas, que é onde estão mais bem preservadas estas criaturas, a par de outras regiões do país”, contou o autor Nuno Matos Valente.
A ilustração do livro esteve a cargo de Natacha Costa Pereira e é um livro destinado a miúdos e graúdos.
O programa da Semana da Leitura contou também com a presença de outros escritores nas escolas básicas e secundárias como Maria João Lopo de Carvalho. A autora apresentou o livro “Até que o amor me mate”. Elisa Ramos, professora bibliotecária do Agrupamento Abade Baçal explicou a temática do livro.
“Fala essencialmente de uma viagem que ela fez durante dois anos. Aos lugares que Camões esteve. Ela fez esta viagem bastante solitária e foi descobrir as mulheres por quem Camões se apaixonou, apresentando esses amores e desamores e as tempestades que Camões sofreu e não só” contou Elisa Ramos.

Outro autor apresentado foi José Maria Pimentel. O programa da Semana da Leitura contou com diversos momentos como leituras partilhadas, horas do conto, exposições temáticas, feiras de livro de autor, apresentação de livros nos estabelecimentos prisionais de Bragança e de Izeda entre muitos.
A Semana da Leitura de Bragança termina hoje com uma acção de formação na Biblioteca Municipal de Bragança para Pais e Profissionais da Educação com o tema: “O livro na Primeira Infância. O que escolher? Como Contar?”, às 18h00, na Biblioteca Municipal. Uma iniciativa que teve a colaboração do Município, das escolas de Bragança, do centro Ciência Viva entre outras entidades.

Escrito por:Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário