Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 21 de março de 2018

Sobreiro Assobiador vence concurso de Árvore Europeia do Ano

O sobreiro português Assobiador, árvore com mais de 200 anos, ganhou o concurso 'European of The Year 2018'. Esta foi a primeira vez que Portugal participou no concurso para Árvore Europeia do Ano.
O vencedor do concurso europeu da árvore do ano de 2018 foi revelado esta quarta-feira, em Bruxelas, na presença de 200 participantes. O Sobreiro Assobiador de Águas de Moura, Portugal, ganhou com 26.606 votos, seguido pelos Ulmeiros ancestrais de Cabeza Buey (22.332 votos) e pelo 'Ancião das Florestas de Belgorod' (21.884 votos).

O Assobiador deve o nome ao som originado pelas inúmeras aves que pousam nos seus ramos. Plantado em 1783, este sobreiro já foi descortiçado mais de vinte vezes. Com 234 anos, o Assobiador está classificado como 'Árvore de Interesse Público' desde 1988.

Em nome do Sobreiro Assobiador, Nuno Calado, secretário-geral da UNAC - União da Floresta Mediterrânica, recebeu o original troféu de madeira que passa de vencedor a vencedor a cada ano,. 

"Estamos extremamente felizes em trazer reconhecimento a Portugal, através do concurso 'European Tree of the Year'. Este sobreiro representa uma enorme contribuição para a biodiversidade e os serviços dos ecossistemas, a luta contra as alterações climáticas, além da contribuição para a economia portuguesa", afirmou.

Referiu ainda que "o futuro dos sobreiros e dos Montados depende dos produtores agroflorestais, da escolha do consumidor por vinhos com rolhas de cortiça e de políticas públicas que possam promover elevados níveis de biodiversidade e atividades económicas sustentáveis".

Os vários países reuniram-se em torno das 13 árvores candidatas que competem pelo título 'European Tree of the Year', promovendo energicamente os seus candidatos favoritos durante o mês de fevereiro. O Cerca de 200 mil votos pessoas votaram na sua árvore de eleição durante o período de votação.

Depois do top 3, os resultados da votação foram os seguintes: 

4- O castanheiro sobrevivente de Zengővárkony, Hungria

5- O Carvalho Gilwell, Reino Unido

6- Macieira de Bošáca, Eslováquia

7- O Plátano maciço - o símbolo de Trsteno, República da Croácia

8- Sequóias de Yuchbunar, Bulgária

9- Nogueira em Kvasice, República Checa

10- O abeto das bruxas, Lituânia

11 - Choupo Helena, Polónia

12- A tília do país antigo, Bélgica

13- Carvalho de Cajvana, Roménia

Para rever as histórias das outras árvores em concurso, pode fazê-lo AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário