Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

A Anta de Zedes, a casa da moura

A Anta de Zedes, no distrito de Bragança, é um monumento classificado que testemunha a instalação das primeiras comunidades agrícolas no norte do país. Naquela zona é, também, um dos poucos monumentos daquele período que continua de pé.
Clica na imagem para aceder ao video

Foi descoberta durante o século XIX e os arqueólogos acreditam que a construção data do terceiro milénio antes de Cristo, integrando um conjunto mais vasto de monumentos megalíticos que existiam naquele território.

Na parte interna da anta, que localmente é conhecida como a “Casa da Moura”, foram encontrados alguns contornos desenhados a ocre que se encontram mal definidos e são de difícil interpretação.

Nesta reportagem pode ouvir as declarações de Alexandra Lopes, do Centro Interpretativo de Castelo de Ansiães.

Alves Mateus
RTP - 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário