Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

ULSNE quer aumentar os conhecimentos do doente sobre cuidados de saúde

Macedo de Cavaleiros recebeu o I ciclo de conferências da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE) para a população. Trata-se de um projeto-piloto iniciado em setembro de 2017 sobre literacia para a segurança dos cuidados de saúde.
A ULSNE foi uma das nove instituições a nível Nacional a ser escolhida para a implementação deste projeto que consiste em aumentar os conhecimentos do doente sobre saúde, como explica Eugénia Madureira, diretora clínica para os cuidados hospitalares da ULSNE:

“Até há bem pouco tempo os doentes, os cuidadores e familiares eram pouco envolvidos no processo de doença. As pessoas não questionavam muito os profissionais de saúde e o que se pretende hoje em dia é mudar esse paradigma e tornar o doente como um sujeito ativo e não passivo. 

Por exemplo, falarem sobre tratamentos, os exames que vão fazer, alternativas para um tratamento proposto, os efeitos.

Já não se compreende que hoje em dia, pessoas jovens, apareçam a tomar medicamentos, por exemplo, para a hipertensão, e as pessoas não saibam o que estão a tomar.  

Queremos mudar isto, este papel passivo do doente.”

Conferências que contemplam vários temas para discussão, sobre os quais desde o início do projeto têm vindo a ser feitos inquéritos com os doentes para detetar dúvidas frequentes:

“É a promoção da higiene das mãos, segurança cirúrgica, segurança na utilização da medicação, prevenção de quedas, úlceras de pressão e de infeções de resistência aos antibióticos, são os temas tratados.

Nós fizemos dois inquéritos nos primeiros meses em que começámos o projeto, e agora um mais recente. No primeiro, especialmente em consulta externa, a doentes e familiares, tínhamos uma adesão que não chegava aos 50%, e na segunda volta já havia cerca de 70%.

Sobre estes temas, comparando com outras instituições de saúde, a ULSNE foi das que teve melhores resultados e em algumas áreas acima da média nacional.”

Todo o ciclo de conferências tem um moderador que faz o papel de cidadão e que interroga os profissionais acerca destes temas:

“O papel do moderador é por-se no lugar do cidadão comum e expor questões de medicação, pré-cirurgia, o que se deve dizer aos profissionais de saúde, se devo lavar as mãos quando vou ao hospital, uma série de coisas. Basicamente é levantar perguntas sobre estes temas, nos quais ainda surgem algumas dúvidas.”

Esta iniciativa já passou por Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela.

Para o II ciclo destas conferências não há ainda data mas espera-se que possam acontecer já no próximo ano.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário