Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Já há cinco grifos com dispositivos GPS para detetar uso ilegal de venenos

A equipa do projeto Sentinelas colocou dispositivos GPS-GSM em cinco grifos para auxiliar no combate ao uso ilegal de venenos na zona do Douro Internacional e Vale do Águeda.
Grifo marcado. Fotografia José Pereira/Palombar
Na segunda-feira, 18 de novembro, a equipa do projeto Sentinelas, composta por biólogos da Palombar - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural e da Universidade de Oviedo (parceira do projeto), em colaboração com Carlos Pacheco, biólogo da Associação Transumância e Natureza - ATNatureza, marcou com anilhas sete grifos e colocou dispositivos GPS-GSM em cinco desses indivíduos.

Os animais foram marcados na Zona de Proteção Especial (ZPE) "Douro Internacional e Vale do Águeda" (PTZPE0038), área da Rede Natura 2000 onde existem importantes populações de aves necrófagas.

Com a colocação de dispositivos GPS-GSM nestes cinco grifos foi dado o primeiro passo para a criação da rede de sentinelas de combate ao uso ilegal de venenos que irá, brevemente, ser reforçada com grifos marcados noutras áreas da Rede Natura 2000.

Estes dispositivos emitem regularmente a localização geográfica dos animais e permitem que a equipa técnica monitorize, em tempo real, os indivíduos, permitindo, assim, detetar, atempadamente, potenciais ameaças para estas aves.

"Sentinelas - marcação e seguimento de grifos Gyps fulvus como ferramenta de combate ao uso ilegal de venenos em Portugal" é um projeto da Palombar - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural, financiado pelo Fundo Ambiental - Ministério do Ambiente e da Transição Energética e desenvolvido em território da Rede Natura 2000. Tem como parceira a Universidade de Oviedo, em Espanha.

O principal objetivo do projeto é criar uma rede de espécies-sentinelas que possibilite obter informação e combater o uso ilegal de veneno em Portugal, o qual representa um sério problema para a conservação da biodiversidade, dos ecossistemas e para a saúde pública.

Durante a implementação deste projeto, pretende-se alargar e reforçar a rede de parceiros, bem como unir esforços com vista a combater de forma mais eficaz o uso ilegal de venenos em Portugal.


Sem comentários:

Enviar um comentário