Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 19 de janeiro de 2020

Seminário no Politécnico discute incêndios rurais

Plano Nacional de Gestão Integrada de Incêndios Rurais vai estar em debate.
FOTO: Ricardo Ponte
O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) promove, nos dias 23 e 24 deste mês, um seminário sobre incêndios rurais. É o primeiro organizado com esta temática.

As sessões acontecem em Bragança e Valpaços, onde se leciona há dois anos o curso superior profissional de Defesa da Floresta Contra Incêndios: "Vai agregar todos os agentes relacionados com os incêndios rurais, no sentido de promover um espaço de reflexão e discussão", explica ao CM Amílcar Teixeira, professor e engenheiro florestal, que integra a comissão de organização.

O sistema de combate e prevenção de fogos, o Plano Nacional de Gestão Integrada de Incêndios Rurais, recentemente lançado, alterações climáticas ou investigação na área são alguns dos temas em debate, com especialistas portugueses e espanhóis: "É um tema de todos. Temos que ser cada vez mais proativos, para fazer a melhor defesa da floresta e das áreas rurais, relativamente a um problema que cada vez assume maior magnitude", sublinha.

No IPB há uma forte componente de investigação nesta área. Por exemplo, o Centro de Investigação de Montanha (CIMO), onde se faz modelação e simulação, em computador, de como podem vir a ser os incêndios no futuro.

O objetivo é ajudar a prevenir. A região que tem sido poupada de grandes incêndios, devido também ao ordenamento do território, mas o cenário parece alterar-se: "Parece haver uma tendência para as áreas florestais e de mato se expandirem, à custa das áreas de agricultura, que têm vindo a ser abandonadas. Os modelos indicam os incêndios podem vir a ser mais catastróficos", avança João Azevedo, vice-presidente do CIMO.
Sara Boléo, investigadora num projeto-piloto, quer incentivar à limpeza nas propriedades privadas. "A limpeza produz resíduos. Queremos usá-los para produzir energia, no caso energia elétrica", explicou.

Tânia Rei

Sem comentários:

Enviar um comentário