Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Compra da MTI – Ferro de Moncorvo pela Aethel Mining está concluída

Já está concluída a compra da empresa MTI – Ferro de Moncorvo pela Aethel Mining, que controla agora o segundo maior depósito de minério de ferro da Europa, situado em Torre de Moncorvo.
A informação foi confirmada pelo presidente da câmara, Nuno Gonçalves, que adiantou ainda que o início da exploração poderá começar nos primeiros quinze dias de Março. "O que estava, desde o início, previsto é que durante o mês de Fevereiro se faria uma reunião pública para se informar a população e o timming de abertura está desde de 1 a 14 de Março. A empresa anunciará dentro desse prazo o início da exploração, quando vier fazer essa reunião pública de esclarecimento à população".

Nuno Gonçalves está convicto de que exploração vai ter grande impacto económico para a região e vai aumentar os postos de trabalho no concelho de Torre de Moncorvo. "Tem um impacto local importante, não só em termos económicos como sociais, e para toda a região, para não falar do contributo para o próprio produto interno bruto nacional, que também é importante. Pode trazer muitos postos de trabalho, não só directamente como indirectamente".

O paradigma de que os portugueses não valorizam os recursos minérios do país deve mudar, apontou o autarca. "Portugal é um país que tem muitos problemas em aceitar aquilo que é próprio dele, nomeadamente em termos mineiros. Entendo que não podemos ter a segunda maior jazida de ferro da Europa sem a explorarmos. Se temos essa possibilidade é um contributo local, regional e nacional".

O plano de investimento rondará os 114 milhões de euros, até 2026 e serão extraídas seis milhões de toneladas nos primeiros cinco anos de laboração. A Aethel Mining é oficialmente responsável pela exploração das minas de Torre de Moncorvo, depois de ter finalizado a compra da empresa MTI- Ferro de Moncorvo.


Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário