Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Cooperação transfronteiriça integrada no Programa de Valorização do Interior

A informação foi avançada pela secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, nas Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, que aconteceram no IPB.
Para aumentar a cooperação entre Portugal e Espanha vão ser tomadas medidas na ordem da saúde, educação e transportes públicos.
“Há várias medidas que incluem a preparação do futuro, naquilo que diz respeito à priorização de quais são os investimentos conjuntos a fazer e as prioridades estratégicas e também tudo que tem a ver com partilha de recursos”, explicou.

A secretária de Estado acredita que a cooperação transfronteiriça é um dos caminhos para o desenvolvimento da região.

“A cooperação transfronteiriça assume um papel essencial naquilo que é a valorização do interior e também no aumento da competitividade destes territórios pela internacionalização de bens e serviços desenvolvidos à base dos recursos endógenos destes territórios”, disse.

O orçamento para a cooperação transfronteiriça ronda os 360 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. De entre os vários projectos submetidos, o maior financiamento será aplicado em planos de inovação. João Bule, Coordenador do Programa INTERREG Portugal-Espanha, acredita que através da inovação é possível aumentar a cooperação.

“Estamos numa fase em que tem que se capitalizar no sentido de criar estas redes onde a inovação tem um peso preponderante para o sucesso do programa”.

O Programa de Valorização do Interior e Plano Estratégico de Cooperação entre Portugal e Espanha será apresentado no dia 27 de Fevereiro, no I Conselho de Ministros Descentralizado, em Bragança.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário