Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 6 de julho de 2021

RaussTuna quebra solidão levando mini-concertos a IPSS da região

 Animar o dia de utentes de lares, proporcionando alguns momentos de descontração são objectivos de mini-digressão da RaussTuna, por várias IPSS da região. A ideia partiu dos estudantes que integram a tuna mista de Bragança, para ajudar a combater a solidão
Os idosos do lar Casa de Repouso Senhora da Cabeça, em Nogueira, Bragança, aplaudiram a iniciativa. “Gostei muito da música. Tocaram e cantaram muito bem”, disse uma utente. “Já muitos anos que não via assim uma festa”, afirmou outra idosa.

Segundo Juliana Ramos, presidente da RaussTuna, os momentos musicais ajudam a combater a solidão e isolamento a que os idosos ficaram sujeitos em particular com a pandemia. “Depois destes tempos conturbados, que tiveram nos lares, surgiu a ideia de animar um bocadinho as pessoas. Tem sido bom. Quando telefonámos para saber se estariam disponíveis para nos receber, as instituições disseram logo que sim. Algumas delas até nos contactaram, para saber se podíamos lá ir, sendo que souberam da iniciativa através das redes sociais”.

Segundo a estudante do IPB a reacção dos idosos tem sido muito boa, mas para os tunos também tem sido importante retomar os concertos. “Eles gostam sempre. Alguns dançam, batem palmas, ficam contentes. Tentamos escolher músicas mais animadas, que eles precisam de animação. É bom para eles e para nós, que passado tanto tempo começamos a fazer actuações”.

Catarina Parreira uma das responsáveis da Casa de Repouso Senhora da Cabeça, em Nogueira, diz que depois de as actividades com pessoas exteriores à instituição terem sido canceladas devido à covid, a tarde diferente deu outro ânimo aos idosos. “Devido à fase que estamos a viver ficámos isolados, sem visitas e reduzimos as festas. O dia-a-dia deles mudou. É uma iniciativa que traz uma lufada de ar fresco. Tínhamos uma actividade semelhante, com um professor, todos os meses, e, de repente, perdemos isso tudo”.

O pequeno concerto foi um dos que integraram a mini-digressão da RaussTuna, que passou por mais de 10 instituições sociais com idosos.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário