Chegaram a ser apenas três as mulheres que cobriam a amêndoa, mas, nestes últimos tempos, o número já duplicou, através do programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social, o CLDS 4G, que promoveu, até agora, a formação de mais de 50 mulheres.
Catarina Lopes, coordenadora deste programa, garante que o negócio está em franca expansão. "Nós temos vindo, durante o projecto CLDS 3G, que foi de 2016 a 2019, e dando continuidade neste projecto CLDS 4G temos feito várias formações de capacitação para a parte das cobrideiras da amêndoa coberta. Nós temos uma formadora, uma artesã, que é produtora da amêndoa coberta que nos tem dado formações. As pessoas vêm, aprendem a desenvolver esta arte e algumas delas até já iniciaram negócio por conta própria nesta tradição. No fundo, isto está em expansão porque continua a haver muito interesse das pessoas em aprender e reproduzir este produto regional".
Apesar de apenas três mulheres se terem dedicado à arte, segundo Catarina Lopes, houve muitas mais pessoas que aprenderam a cobrir a amêndoa, o que dá ainda mais garantias de que esta identidade, tão cedo, não fica por aqui. “Além destas pessoas que criaram o próprio negócio, também tivemos pessoas que participaram que já faziam amêndoa coberta mas vieram capacitar e aprender a fazer melhor. Nós temos com lojas que também fizeram a formação. Tivemos também uma pessoa que não abriu negócio mas foi inserida como posto de trabalho numa das produtoras de Torre de Moncorvo”.
As cobrideiras de Torre de Moncorvo vão sair a rua para mostrar a arte. Como forma de celebrar as festas da vila, que anualmente acontecem por estes dias, o CLDS 4G, em parceria com o município, promove, já a partir de hoje, um mercado de rua, provas de degustação de vinho, workshops e muita animação para os mais pequenos. “É um fim de semana de bastante movimento de emigrantes. Temos de promover os produtos regionais. Então criamos este evento com vários ateliers para adultos e crianças, todos na base dos produtos regionais do ambiente e também dar-lhe o mote da amêndoa coberta. Nós vamos ter cobrideiras na rua à noite, para que as pessoas possam ver esta arte”.
O Torre de Moncorvo com Sabor começa hoje e prolonga-se até domingo. É uma forma de celebrar as festas da vila, de mostrar a arte das cobrideiras e de dar a conhecer os produtos locais.
Sem comentários:
Enviar um comentário