Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

“Tesouros Naturais Transmontanos”

 O Centro Ciência Viva de Bragança e a BIOMATER - Ambiente, Sustentabilidade e  Conservação Natureza encontram-se a dinamizar atividades de divulgação de  algum do património natural mais emblemático da região transmontana.


Estas atividades, denominadas “Tesouros Naturais Transmontanos”, decorrerão 
em alguns  dos locais transmontanos de maior relevância ambiental e com maior biodiversidade, alguns  dos quais ainda pouco conhecidos de grande parte da população, o que torna estes locais autênticos tesouros naturais, justificando assim o nome dado às iniciativas.
Entre os locais a visitar contam-se o vale do rio Tua, a serra do Alvão, a serra de Santa Comba, as lagoas do Tâmega ou a mata do Romeu.
Nestes locais encontram-se espécies tão variadas como corços, lobos, espécies de árvores, arbustos e plantas herbáceas autóctones, e uma grande diversidade de aves, grupo a que se dará especial relevância em virtude de neste ano ter terminado a recolha de dados para o novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal, trabalho no qual a Biomater foi uma das entidades responsáveis. As atividades desenvolvidas serão uma ótima oportunidade para dar a conhecer a grande diversidade de aves que se podem observar em meio selvagem, servindo também para perceber a relação dessa diversidade com as  características ambientais ou os habitats presentes nas áreas visitadas. Entre as espécies de aves possíveis de observar contam-se várias espécies raras e ameaçadas, algumas das quais de distribuição muito restrita. Com o auxílio de binóculos, poderão facilmente ser observadas várias dezenas de espécies diferentes durante um percurso de poucas horas.

Estas atividades enquadram-se no programa Ciência Viva no Verão, da responsabilidade da Agência Ciência Viva, e decorrerão até ao dia 5 de setembro. A participação é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória. A consulta de informações adicionais e a formalização  de inscrições pode efetuar-se através da página de internet da Ciência Viva no Verão AQUI.

Sérgio Bruno Ribeiro
Biólogo

Sem comentários:

Enviar um comentário