segunda-feira, 23 de agosto de 2021

“Tesouros Naturais Transmontanos”

 O Centro Ciência Viva de Bragança e a BIOMATER - Ambiente, Sustentabilidade e  Conservação Natureza encontram-se a dinamizar atividades de divulgação de  algum do património natural mais emblemático da região transmontana.


Estas atividades, denominadas “Tesouros Naturais Transmontanos”, decorrerão 
em alguns  dos locais transmontanos de maior relevância ambiental e com maior biodiversidade, alguns  dos quais ainda pouco conhecidos de grande parte da população, o que torna estes locais autênticos tesouros naturais, justificando assim o nome dado às iniciativas.
Entre os locais a visitar contam-se o vale do rio Tua, a serra do Alvão, a serra de Santa Comba, as lagoas do Tâmega ou a mata do Romeu.
Nestes locais encontram-se espécies tão variadas como corços, lobos, espécies de árvores, arbustos e plantas herbáceas autóctones, e uma grande diversidade de aves, grupo a que se dará especial relevância em virtude de neste ano ter terminado a recolha de dados para o novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal, trabalho no qual a Biomater foi uma das entidades responsáveis. As atividades desenvolvidas serão uma ótima oportunidade para dar a conhecer a grande diversidade de aves que se podem observar em meio selvagem, servindo também para perceber a relação dessa diversidade com as  características ambientais ou os habitats presentes nas áreas visitadas. Entre as espécies de aves possíveis de observar contam-se várias espécies raras e ameaçadas, algumas das quais de distribuição muito restrita. Com o auxílio de binóculos, poderão facilmente ser observadas várias dezenas de espécies diferentes durante um percurso de poucas horas.

Estas atividades enquadram-se no programa Ciência Viva no Verão, da responsabilidade da Agência Ciência Viva, e decorrerão até ao dia 5 de setembro. A participação é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória. A consulta de informações adicionais e a formalização  de inscrições pode efetuar-se através da página de internet da Ciência Viva no Verão AQUI.

Sérgio Bruno Ribeiro
Biólogo

Sem comentários:

Enviar um comentário