sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Filme gravado em Cidões concelho de Vinhais está na final do festival CINENOVA e nomeado em duas categorias

 O filme “Aldeia do Diabo”, gravado em Cidões, concelho de Vinhais, foi um dos 30 escolhidos, de 1400 curta-metragens, para a fase final do CINENOVA, Festival Internacional de Cinema Universitário em Portugal
A realização partiu de uma residência artística da Universidade da Beira Interior.

“O nosso filme foi seleccionado entre outros 30 filmes, que vão competir para o Prémio Nacional e para o Prémio Internacional. São prémios que visam distinguir o que de melhor se faz dentro do cinema universitário a nível internacional e que vão ser extremamente importantes para o percurso do filme”, explicou Tiago Fernandes, docente de Cinema na UBI e membro da residência artística.

 “Aldeia do Diabo” foi gravado ao longo de sete dias em 2019 e mostra a relação entre os moradores da aldeia de Cidões e a tradição da festa da Cabra e do Canhoto.

“Isto é extremamente interessante porque acaba por levar o nosso território, no meu caso sou natural de Vinhais, um pouco por todo o mundo, nestes festivais de cinema”, acrescentou Tiago Fernandes.

Os habitantes da aldeia receberam de braços abertos o projecto e até participaram no filme.

Pela primeira vez, a 5 de Setembro, “Aldeia do Diabo” vai ser exibido em Cidões. O projecto foi produzido pela residência artística Montanha Mágica da Universidade da Beira Interior e contou com o apoio da Câmara Municipal de Vinhais e Associação Raízes Aldeia Cidões. O filme também já foi exibido no Fantasporto, o maior festival de cinema em Portugal.

Escrito por Brigantia
Foto: Tiago Fernandes
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário