A realização partiu de uma residência artística da Universidade da Beira Interior.
“O nosso filme foi seleccionado entre outros 30 filmes, que vão competir para o Prémio Nacional e para o Prémio Internacional. São prémios que visam distinguir o que de melhor se faz dentro do cinema universitário a nível internacional e que vão ser extremamente importantes para o percurso do filme”, explicou Tiago Fernandes, docente de Cinema na UBI e membro da residência artística.
“Aldeia do Diabo” foi gravado ao longo de sete dias em 2019 e mostra a relação entre os moradores da aldeia de Cidões e a tradição da festa da Cabra e do Canhoto.
“Isto é extremamente interessante porque acaba por levar o nosso território, no meu caso sou natural de Vinhais, um pouco por todo o mundo, nestes festivais de cinema”, acrescentou Tiago Fernandes.
Os habitantes da aldeia receberam de braços abertos o projecto e até participaram no filme.
Pela primeira vez, a 5 de Setembro, “Aldeia do Diabo” vai ser exibido em Cidões. O projecto foi produzido pela residência artística Montanha Mágica da Universidade da Beira Interior e contou com o apoio da Câmara Municipal de Vinhais e Associação Raízes Aldeia Cidões. O filme também já foi exibido no Fantasporto, o maior festival de cinema em Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário