Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 28 de agosto de 2021

“Quadros Vivos de Caravaggio”: a proposta cultural para sábado à noite

 “Quadros Vivos de Caravaggio” é a proposta cultural da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros para este fim de semana.


No sábado à noite, a peça encenada por Ricardo Barceló, sobe ao palco do Centro Cultural para recriar obras do pintor Caravaggio. Ao som de Bach, está prometida uma noite fascinante, refere Jan Gomes, intérprete:

“É um espetáculo performance onde as pessoas têm uma oportunidade única para assistirem ao vivo a um grande espetáculo. É feito por cinco intérpretes, vinte e uma representações de quadros do grande pintor Caravaggio. Recorrendo a uma técnica ancestral, e que na época medieval teve o seu apogeu (tableau vivant), em que através de quadros estáticos eram representados momentos importantes. Depois, todo o espetáculo em si, é, no fundo, quase uma dança, porque estes cinco intérpretes montam e desmontam os vinte e um quadros à vista das pessoas. Há uma dimensão musical que acompanha todo o espetáculo, pela música incrível, fantástica, única do Johann Sebastian Bach.”

O espetáculo tem a duração de cerca de uma hora:

“No final, há três dessas obras que são repetidas para que as pessoas possam tirar fotografias. Como não é possível tirar fotografias aos quadros durante o espetáculo, no final nós reproduzimos três dos quadros que foram representados. Para que aí as pessoas possam tirar fotografia e, no fundo, possam levar para casa uma memória deste momento único, até porque é um espetáculo único em Portugal. Este espetáculo começou a ser feito em Itália e depois veio para Portugal.”

A interpretação tem início às 21h30.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário