Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Bragança e o Tempo do Senhor Bairro - A Cidade na História e Histórias de Bairro

 Sinopse

Bragança e o Tempo do Senhor Bairro. A Cidade na História e Histórias de Bairro está divido em duas partes e quatro capítulos. A primeira parte refere-se a momentos históricos marcantes de Bragança e a segunda remete para ambientes quotidianos dos bairros típicos da cidade, apresentando o extinto Bairro São de Deus como protagonista.

A Cidade na História recupera as origens da urbe no contexto da fundação de Portugal, caracteriza a Casa de Bragança e biografa os respetivos duques, discorre sobre o envolvimento da região durante a Restauração de Portugal, enaltece a luta das populações contra os franceses em 1808, revive a dádiva de sangue feita com heroísmo na Flandres, aquando da participação de Portugal na Grande Guerra 1914-1918. O século XX brigantino foca a nostalgia da linha do Tua e o papel desempenhado pelo conselheiro Abílio Beça, exalta o Abade de Baçal, príncipe da cultura nordestina, lastima a extinção da tropa no distrito, acompanha a transição de Bragança para a modernidade, olha a determinação do Bispo D. António José Rafael e a construção da nova catedral e apresenta o esplendor das rotundas temáticas.

Através do Tempo do Senhor Bairro, relembra vivências e tradições dos anos 1960-1980, concretamente a escola primária, a vindima, a matança do porco, a quadra do Natal e da Páscoa, o Entrudo, festas e romarias, os jogos do Fito, Paus, Ferro, Relha, e de cartas como a Sueca, o Chincalhão e a Batota. Individualiza ainda divertimentos e ocupação de tempos livres dos mais novos, desde o ir para o rio, caçar pássaros, jogar matraquilhos e futebolada de rua, aos jogos do Prego, Pião, Bilharda, Esconde Esconde ou Macaca. O livro termina com a parte «pitoresca» do conteúdo literário, acontecimentos da vida real onde, entre outros ambientes e gentes, damos a conhecer a história de vida completa de uma das figuras mais emblemáticas de Bragança – O Carlinhos da Sé. São histórias que representam a humanidade e a singularidade de bairristas à boa moda da Bragança de outros tempos.

Autor

ABÍLIO LOUSADA

Pode comprar AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário