domingo, 22 de agosto de 2021

Grupo Desportivo de Bragança homenageou velhas glórias

 O Grupo Desportivo de Bragança homenageou antigos jogadores do clube. Foram 17 as antigas glórias brigantinas que, este sábado, voltaram a vestir a camisola dos canarinhos.


Por instantes recuou-se no tempo e foram muitas as recordações partilhadas pelos antigos craques.

Tojé Cepeda foi jogador e treinador do GDB e lembrou a conquista da Taça da Federação Portuguesa de Futebol da 3ª Divisão, na temporada de 1978/1979. “Foi uma competição que só realizou dois anos e era jogada com as equipas da primeira divisão, da segunda e da terceira e nós ganhamos a da terceira, numa final disputada em Coimbra com o Elvas”.

O comentador de desporto da Rádio Brigantia dedicou 39 anos ao Grupo Desportivo de Bragança. Pelo meio houve saídas para o Penafiel, Rio Ave, Amarante e para cumprir serviço militar. Para Tojé Cepeda trata-se de uma homenagem gratificante. “É sempre agradável ver todo o trabalho que fizemos em prol do Grupo Desportivo de Bragança. Tenho passagens por outros clubes mas o GDB é o clube do meu coração e hoje não podia faltar”.

E Fernandinho, antigo central do GDB, lembrou o título de Campeão Nacional da 3ª Divisão na época de 1985/1986. “O futebol é realmente uma escola. Não é só jogar futebol, é o companheirismo, é o trabalho conjunto. Ter sido campeão nacional, em Viseu, frente ao Santiago do Cacém, era a segunda subida do GDB, foi marcante na história do clube e na minha carreira”.

Fernandinho estreou-se no plantel sénior do GDB com 19 anos, em 1979. Na altura o Bragança era treinado por Santana. O antigo defesa central não esquece o clube onde se mostrou como jogador. “Vai ser sempre o clube do meu coração. Eu costumava dizer que não sou do Benfica, nem do Sporting, nem do Porto, eu sou do Bragança. Os tempos alteram algumas coisas e ficámos com saudades, mas é natural que isso aconteça. Ser do Bragança é realmente uma coisa maravilhosa”.

Da geração mais recente foi homenageado Ximena. O antigo guarda-redes do GDB terminou a carreira em 2019, mas será sempre para os adeptos o eterno capitão.

Ximena dedicou mais de 25 anos ao Bragança e destaca a importância destas iniciativas. “Tem muito significado este gesto, não só pela iniciativa mas por fazer parte de um lote das velhas glórias, embora de gerações diferentes. Há muitos mais atletas que não estiveram aqui, ou porque não puderam estar ou por esquecimento”.

O Grupo Desportivo de Bragança pretende continuar a homenagear as referências do clube. “Foi uma singela homenagem de outras que pretendemos fazer no futuro. É importante valorizar quem tanto deu ao clube”, destacou Fernando Silva, Coordenador Técnico da Formação.

Tojé Cepeda, Pereira, Araújo, Germano, Tã, Ilídio, Fernandinho, Nené, Pinto, Chicão, Teixeira, Lopes da Silva, Fernando Silva, Ximena, Paulo Lico, Fernando Malã e o antigo presidente Telmo Lopes foram os homenageados. A iniciativa contou ainda com o antigo jornalista de desporto Toni Rodrigues.

No mesmo dia, o Grupo Desportivo de Bragança promoveu um Torneio de Futebol de Rua 3x3 para os mais novos. Participaram dez equipas nos escalões de 8-9 anos e 10-11 anos.

Jornalista: Susana Madureira




Sem comentários:

Enviar um comentário