quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Livro “Pintura Mural – A Raia Transmontana do Século XVI” divulga pinturas desconhecidas

 A Direcção Regional de Cultura do Norte tem em marcha um projecto de divulgação e restauro de pinturas murais na região
Assim, foi apresentado, em Torre de Moncorvo, um dos concelhos onde estão identificados alguns frescos, o livro “Pintura Mural – A Raia Transmontana do Século XVI”. É da autoria de Joaquim Caetano, especialista em arte sacra, que já participou no restauro de algum património no distrito.

“Esta obra é a identificação e descrição dos exemplares de pintura a fresco do XVI nos concelhos de Miranda do Douro, Torre de Moncorvo, Alfândega e Mogadouro, em que algumas eram completamente desconhecidas, porque não estavam nas melhores condições para serem apreciados”, explicou.

O livro foi apresentado na Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo. Neste concelho, segundo o especialista, há várias pinturas a recuperar.

Na apresentação marcou presença a directora Regional de Cultura do Norte. Laura Castro explicou que esta edição faz parte de uma colecção incluída no projecto Património em Comum, que servirá para identificar obras de um lado e do outro da fronteira.

O projecto permite, além da divulgação, a recuperação de obras, que, de outra forma, se podiam perder.

“Nomeadamente em Torre de Moncorvo está uma recuperação a acontecer neste momento na Ermida de Nossa Senhora da Teixeira que é uma das mais interessantes, porque é um dos programas mais completos. Está a capela toda revestida a pintura mural”, referiu Laura Castro.

No distrito, nos últimos anos, têm sido recuperadas algumas pinturas, nomeadamente em Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Miranda do Douro e Mogadouro.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário