sábado, 21 de agosto de 2021

Bombeiros do Guatemala estão em Macedo de Cavaleiros numa partilha de conhecimentos

 Oito bombeiros do Guatemala estão na cidade de Macedo de Cavaleiros a cumprir um estágio de troca de conhecimentos.


Uma forma de conhecer novas realidades, como explica Eurico Castro Alves, Cônsul da República da Guatemala:

“Serve para enriquecer ambos os lados, não deixando de realçar o aspeto técnico e toda a aprendizagem que fazem em conjunto. 

A Guatemala é um país fortemente florestal, com grande experiência de incêndios, e juntando conhecimento dos dois lados, ambos vão sair mais ricos e capazes de enfrentarem os grandes desafios que teremos pela frente.”

Os bombeiros visitantes integram as várias equipas do corpo de bombeiros de Macedo de Cavaleiros e, ao longo do dia, desenvolvem diferentes atividades, adianta João Venceslau, comandante da corporação macedense:

“De manhã há um período formativo, com a partilha mútua de conhecimentos, ainda que com maior incidência da nossa parte.

À tarde e durante a noite são integrados em equipas normais, como se de bombeiros portugueses se tratassem.”

Uma experiência gratificante que tem sido essencial neste processo de aprendizagem, considera Carlos, oficial de bombeiros do Guatemala:

“Temos aprendido muito sobre incêndios florestais, algo que acontece muito no nosso pais mas não temos equipamento nem recursos para os combater.

Portugal tem muita experiência na área e por isso temos muito mais que aprender.”

Também o Comandante Regional Rodrigues Alves ressalva a importância da iniciativa:

“É muito importante ver aquilo que se faz noutros locais para percebermos se estamos a fazer bem e para conseguirmos colher aprendizagem e abandonar alguns procedimentos que estejam a ser feitos.”

A atividade decorre até final do mês de agosto.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário