sexta-feira, 27 de agosto de 2021

AECT Duero-Douro instala 12 plataformas de bicicletas eléctricas para conhecer região de fronteira

 Acaba de ser instalada um rede de 12 plataformas de bicicletas eléctricas nos concelhos de Bragança, Vinhais, Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa. No total, são 48 bicicletas


Este projecto, o Raia Norte Bikes, é do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro e integra a Rota Raia Norte, uma rede de 33 áreas de serviço para autocaravanas de um lado e do outro da fronteira.

O director geral do agrupamento, José Luís Pascual, sublinha que a ideia é que os locais e os visitantes percorram o território transfronteiriço, desfrutando da paisagem de forma sustentável. “Há 48 bicicletas. Cada uma das estações tem quatro. São 12 estações, no total. Esta é a primeira fase do projecto que pomos em marcha”.

O projecto foi apresentado ontem, em Mogadouro. O coordenador territorial do agrupamento e vice-presidente deste município, Evaristo Neves, destaca que estes projectos que envolvem comunidades transfronteiriças são de extrema importância para a união dos dois povos, tornando estas regiões muito mais dinâmicas e atractivas. “O município de Mogadouro é associado do AECT Duero-Douro desde o começo e, por isso, não podia ser de outra forma que não acarinhar este projecto inovador e sustentável. É a melhor forma de se conhecer o território: pegar numa bicicleta e percorre-lo”.

Presente na apresentação esteve a secretária de Estado da Valorização do Interior. Isabel Ferreira considera que este tipo de projectos é determinante para a captação de turistas. “O projecto tem esta componente muito ligada ao turismo mas também tem a preocupação da sustentabilidade ambiental. É com projectos como este que captamos visitantes e que o território se dá a conhecer, para que possamos, depois, converter os visitantes ou amigos destes em residentes”.

As pessoas que pretendam utilizar as bicicletas devem descarregar uma aplicação móvel, a Raia Norte Bikes, disponível em quatro idiomas: português, espanhol, francês e inglês. A aplicação permite desbloquear a bicicleta, através da leitura de um código. O custo mínimo de utilização é de dois euros, o que permite circular até duas horas.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário