Este projecto, o Raia Norte Bikes, é do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro e integra a Rota Raia Norte, uma rede de 33 áreas de serviço para autocaravanas de um lado e do outro da fronteira.
O director geral do agrupamento, José Luís Pascual, sublinha que a ideia é que os locais e os visitantes percorram o território transfronteiriço, desfrutando da paisagem de forma sustentável. “Há 48 bicicletas. Cada uma das estações tem quatro. São 12 estações, no total. Esta é a primeira fase do projecto que pomos em marcha”.
O projecto foi apresentado ontem, em Mogadouro. O coordenador territorial do agrupamento e vice-presidente deste município, Evaristo Neves, destaca que estes projectos que envolvem comunidades transfronteiriças são de extrema importância para a união dos dois povos, tornando estas regiões muito mais dinâmicas e atractivas. “O município de Mogadouro é associado do AECT Duero-Douro desde o começo e, por isso, não podia ser de outra forma que não acarinhar este projecto inovador e sustentável. É a melhor forma de se conhecer o território: pegar numa bicicleta e percorre-lo”.
Presente na apresentação esteve a secretária de Estado da Valorização do Interior. Isabel Ferreira considera que este tipo de projectos é determinante para a captação de turistas. “O projecto tem esta componente muito ligada ao turismo mas também tem a preocupação da sustentabilidade ambiental. É com projectos como este que captamos visitantes e que o território se dá a conhecer, para que possamos, depois, converter os visitantes ou amigos destes em residentes”.
As pessoas que pretendam utilizar as bicicletas devem descarregar uma aplicação móvel, a Raia Norte Bikes, disponível em quatro idiomas: português, espanhol, francês e inglês. A aplicação permite desbloquear a bicicleta, através da leitura de um código. O custo mínimo de utilização é de dois euros, o que permite circular até duas horas.
Sem comentários:
Enviar um comentário